Notícias | Saúde
Com queda de 45% nos estoques, Hemominas convoca doadores de sangue O negativo
Iago Almeida / Varginha Online | 21/07/2021 - 13:44:22
(Foto: Adair Gomez 6 / SES-MG)

A Fundação Hemominas está pedindo aos doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos, em especial os do tipo O negativo, a comparecerem o quanto antes em suas unidades para realizar a doação. Agende sua doação on-line ou pelo aplicativo MG App - Cidadão.

 
Em Varginha, as doações estão suspensas devido à pandemia da Covid-19. Caso alguém da cidade queira realizar a doação, deverá procurar o Hemominas de Poços de Caldas ou Pouso Alegre. Todo o procedimento de cadastro, é feito nas próprias cidades, por duas opções: no site do Hemominas, onde existem todos os cadastros, ou ligar em Poços de Caldas (35) 2101-9300 ou Pouso Alegre (35) 3449-9900.
 
Vale lembrar que pessoas com o tipo O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar seu sangue para pacientes de todos os tipos sanguíneos. Por causa disso, o tipo O negativo é o sangue mais utilizado no atendimento de casos de urgências e emergências.
 
Como fazer a doação
 
Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, e apresentar documento original e oficial com foto.
 
Candidatos à doação de sangue que foram infectados por coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação.
 
Pessoas que tiveram contato com alguém que apresentou diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por covid-19 são consideradas inaptas pelo período de 14 dias.
 
Devido à pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após recuperação para doar.
 
Vacinas
 
A vacinação contra a Covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende do imunizante recebido. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:
 
- Coronovac / Sinovac: 48h
 
- AstraZeneca / Fiocruz: 7 dias
 
- Pfizer / BioNTech: 7 dias
 
- Janssen-Cilag: 7 dias
 
- Sputnik V: 7 dias
 
- Covaxin / Bharat Biotech: 48h
 
- Moderna: 7 dias
 
No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de 48h após aplicada a imunização. No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Vacina contra a Covid-19 - 26/07/2021
Segundo o cronograma de vacina contra a Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Varginha, nesta terça-feira (27) a aplicação das doses será em pessoas de 40 anos.
Dia da padroeira é celebrado hoje - 26/07/2021
A Paróquia de SantAna em Varginha está em festa; hoje, segunda-feira, 26 de julho, é celebrado o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.
Na última sexta-feira - 26/07/2021
A Polícia Militar recebeu denúncia na última sexta-feira (23), por volta das 21h30, de que um preso domiciliar havia mudado de uma casa na Rua Luís Adilson Franco, bairro Capetinga em Elói Mendes ...
Na última sexta-feira - 26/07/2021
Um homem, de 31 anos, acabou detido na última sexta-feira (23), por volta das 18h30, no bairro Santa Maria em Varginha.
E essa semana tem mais! - 26/07/2021
Um levantamento divulgado pela Emater-MG de Varginha, mostrou que várias áreas da cidade foram atingidas pelas geadas do inverno intenso que o Sul de Minas vem vivenciando.
73% das cidades - 26/07/2021
Na última semana, a luta contra a covid-19 em Minas Gerais ganhou pitadas de esperança; uma queda consistente da taxa de óbitos em todas as localidades mineiras se concretizou!
Na tarde deste domingo - 26/07/2021
Um homem, de 42 anos, foi preso na tarde deste domingo (25), enquanto tentava furtar uma construção na Rua Delfim Moreira, no Centro de Varginha.
Na manhã deste domingo - 26/07/2021
Na manhã deste domingo (25), a Polícia Militar de Varginha conseguiu recuperar um veículo que havia sido furtado em Paraguaçu.
A partir de hoje - 26/07/2021
A partir desta segunda-feira (26), o Via Café Garden Shopping será mais um ponto de vacinação contra a Covid-19, em Varginha.
Esporte - 26/07/2021
Caiu a invencibilidade de cinco jogos sem perder! O Boa Esporte foi até Araraquara neste final de semana e acabou derrotado por 2x0 para a Ferroviária, que é líder disparada do Grupo A06 da Série D do Campeonato Brasileiro.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)