Notícias | Policiais

Mais de 60 trabalhadores são resgatados em situação de trabalho escravo em lavouras do Sul de Minas

Iago Almeida | 21/07/2021 - 10:00:23
(Foto: Divulgação PRF)

Trabalhadores em condições degradantes foram resgatados e voltaram para suas cidades de origem

 
Uma operação foi deflagrada no Sul de Minas Gerais, para erradicação do trabalho escravo em lavouras cafeeiras da região. A ação foi em conjunto entre Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Auditores Fiscais do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.
 
Entre os dias 13 a 20 de julho, os policiais, os auditores e os integrantes do Ministério Público do Trabalho efetuaram fiscalizações em fazendas nas cidades de Boa Esperança e Ilicínea, após o recebimento de denúncias.
 
Foto: Divulgação PRF
 
No decorrer da operação, a força tarefa encontrou vários trabalhadores rurais em situações de trabalho análogas à de escravo, submetendo-se a jornadas exaustivas e sujeitando-se a condições degradantes.
 
"Além da inexistência de direitos trabalhistas básicos como registro imediato do trabalhador e quitação mensal do salário, os lavradores eram submetidos a moradias em sistema de alojamento em situações precárias, frentes de trabalho sem banheiro e locais para refeições e não eram fornecidos os equipamentos de proteção individual a contento. Ademais os trabalhadores eram responsáveis por todo o custeio do transporte e de sua alimentação desde seu estado de origem até as propriedades rurais no sul de Minas, algo totalmente ilegal nesse tipo de contratação de mão-de-obra", explicou a PRF.
 
Foto: Divulgação PRF
 
Ao todo foram resgatados mais de 60 trabalhadores, que tiveram os direitos trabalhistas e a dignidade da pessoa humana preservados. Com o fim da operação, seguem os trabalhos para apuração de responsabilidade civil e criminal dos empregadores, segundo informou a PRF.
 
Foto: Divulgação PRF
 
Foto: Divulgação PRF
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)