Notícias | Agronegócio

Frio intenso retorna às regiões produtoras de Café na próxima semana e clima deve impactar safra de 2022

Canal Rural | 15/07/2021 - 15:39:23
(Foto: Centro de Comércio de Café de MG)
Uma frente fria traz chuva com baixo acumulado ao Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais entre a quinta-feira (22) e o fim de semana. Para a segunda quinzena de julho, uma massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul causa declínio da temperatura, por enquanto sem potencial para formação de muitas geadas entre São Paulo e Minas Gerais.
 
Na terça-feira (20), estimam-se mínimas entre 3ºC e 4ºC na região de Três Pontas-MG e Varginha-MG, 5ºC em Machado-MG, 4ºC em Cabo Verde-MG, entre 6ºC e 7ºC em Franca-SP e entre 4ºC e 6ºC em Caconde-SP.
 
Clima deve impactar crescimento das plantas em 2022
 
O déficit hídrico do início de 2021 somado às geadas que ocorreram neste inverno deverão impactar o crescimento das plantas de café para a safra de 2022. A análise é da Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira (Procafé). Segundo a fundação, as perspectivas climáticas deste ano e de 2020 causaram problemas na safra 21 e devem também influenciar a safra do ano que vem.
 
De acordo com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Procafé Alysson Fagundes, a seca enfrentada no início da safra impactou o enchimento dos grãos de café. “Nos meses de janeiro, fevereiro e a partir de março nós tivemos veranicos que prejudicaram o enchimento de grãos, que veio agora a impactar severamente no rendimento dos frutos. Nós podemos observar nessa safra de 2021 que já uma safra de bienalidade negativa, ou seja, já seria um ano que naturalmente o café arábica do Brasil teria uma produtividade menor, ainda tivemos os efeitos negativos da seca”, explica.
 
Fagundes ainda prevê baixas para a safra 2022, já que o crescimento das plantas foi impactado pelas adversidades climáticas. “Ainda somado a isso nós tivemos algumas geadas pontuais que afetaram as lavouras no sul de Minas Gerais e geadas mais significativas nas lavouras da Mogiana Paulista. Além de tudo ainda tivemos mais um problema de frio, pois as geadas impactam também na produção de 2022”, conclui.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)