Notícias | Geral

A importância de avaliar um imóvel para compra ou venda em 2021

Da redação | 14/07/2021 - 17:41:17
(Foto: canva.com)

Na hora de comprar um imóvel, uma das principais preocupações dos investidores, são os riscos e benefícios que este investimento poderá proporcionar a curto ou a longo prazo. Caso a transação imobiliária não seja estabelecida por uma rigorosa avaliação feita por profissionais, o investimento pode se tornar prejuízo e uma grande dor de cabeça.

Além de definir as condições reais do imóvel e seu entorno, o laudo técnico também aponta o valor atual do imóvel no mercado imobiliário, segundo uma série de normas definidas pela NBR 14.653-1. É essa norma importantíssima, que constata o local de fato, mediante a uma avaliação criteriosa e minuciosa, podendo influenciar positivamente ou não no valor do imóvel.

Na hora de procurar casas ou apartamentos novos para aquisição ou imóveis para locação, muitas vezes o investidor não presta atenção a certas informações que possam ser de valia quanto ao valor do bem. Dentre os principais critérios a serem avaliados na hora de estipular um valor, o valor do aluguel é um dos que não deve ser considerado como principal.

Independente da rentabilidade que o aluguel pode apresentar, ele não anula o real valor do imóvel no mercado, de acordo com as normas adotadas pelo profissional no ato da realização do laudo técnico.

Nestes casos, um engenheiro, arquiteto ou um corretor – no ato da avaliação – é quem estará apto para apontar as vantagens e os riscos na obtenção do bem, apresentando no laudo o seu real valor de mercado.

O consultor de imóveis, tem um papel importantíssimo na avaliação imobiliária, este profissional é um conhecedor do mercado e está apto para avaliar e definir preços, tendo em vista a valorização dos bens, concorrência e demanda. 

Isso afirma o site Agente Imóvel, que é especialista em mercado imobiliário e inovações no setor. Por exemplo, possui uma ferramenta onde de forma online o visitante descobre seu potencial de compra, além de facilitar a vida do comprador oferecendo a possibilidade de simular com todos os bancos de uma única vez através da internet.

O consultor de imóveis também é especializado em intermediar transações de compra, venda e aluguel, portanto, seu trabalho é assessorar e facilitar o contato e o encontro entre o investidor e o proprietário, buscando e trazendo ofertas rentáveis e mais lucrativas para seus clientes.

Portanto, hoje a compra ou aluguel de imóveis, pode ser feita de forma totalmente online, você pode conferir os principais passos para a busca de um novo imóvel, abaixo: 

● Passo 1: Escolher o imóvel dos sonhos, e se atente a detalhes como endereço completo, fotos, planta do imóvel, valores de IPTU e condomínio, e características do edifício.

● Passo 2: Marque uma visita virtual, para conhecer melhor a casa ou apartamento, com a nova tecnologia, é possível fazer uma visita por videochamada com um corretor de imóveis.

● Passo 3: Faça uma proposta de compra, de forma cômoda e online, através da sua plataforma escolhida.

● Passo 4: Assine o Contrato de Compra e Venda, e assim que a proposta for aceita, é hora de assinar o Contrato de Compromisso de Venda e Compra.

● Passo 5: Passe pela análise jurídica, através de uma equipe jurídica especializada para analisar rapidamente toda a documentação necessária para a transação imobiliária. 

● Passo 6: Assinatura de escritura digital, ou escritura pública, é parte fundamental de uma transação imobiliária, que hoje em dia pode ser agendada e assinada de forma online. Dessa forma, o registro do imóvel na matrícula também é feito digitalmente. As assinaturas digitais são uma novidade, onde foram regulamentadas nacionalmente durante a pandemia, através do Provimento 100/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite que as partes responsáveis assinem escrituras públicas e demais documentos cartoriais de forma digital através da plataforma E-Notariado. 

Mas, para que uma pessoa possa assinar digitalmente um documento, é preciso emitir um certificado, e por enquanto, ainda é preciso comparecer pessoalmente a um cartório de notas para obtê-lo.

Isso é feito uma única vez, e com esse certificado digital emitido, é possível utilizar o E-Notariado sempre que quiser assinar documentos desse tipo, portanto, se você já tem esse certificado, seu novo lar e investimento pode ser adquirido remotamente, sem a necessidade de sair de casa.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)