Notícias | Covid-19

Vigilância Sanitária libera volta das aulas presenciais na Escola Estadual Aracy Miranda em Varginha

Iago Almeida | 14/07/2021 - 16:28:34
(Foto: Google Maps)

Aulas presenciais em cinco escolas de Varginha foram autorizadas a retornarem, pela Secretaria de Estado de Educação. Entretanto, o retorno na cidade ainda depende de adequações das escolas aos protocolos sanitários municipais, o que já foi cumprido por todas as escolas, que aguardam apenas a visita da Vigilância Sanitária, segundo afirmou o Superintendente Regional de Ensino de Varginha, Thiago Dias

A informação foi confirmada, por meio de nota da Secretaria de Estado de Educação, enviada ao Varginha Online. Segundo a secretaria, todas as escolas estaduais que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental em Varginha já aplicaram o checklist de acordo com os protocolos sanitários da SES e estão aptas ao retorno. 

Ainda segundo a secretaria estadual, conforme orientações da administração municipal, as unidades já protocolaram a documentação exigida sobre os protocolos sanitários e aguardam vistoria da vigilância sanitária para o início das atividades. "Vale destacar que os gestores de cada escola estão em contato com as famílias, informando constantemente a situação de cada turma, para a retomada optativa das atividades presenciais", afirmou a nota.

Também por meio de nota, publicada nesta quarta-feira (14), pela manhã, a Prefeitura Municipal de Varginha comunicou que a Escola Estadual Aracy Miranda, que fica no bairro Centenário, foi a única que já recebeu autorização da Vigilância Sanitária para retomar as aulas presenciais. 

"A Prefeitura de Varginha comunica que no final da tarde de terça-feira, 13, a Vigilância Sanitária liberou para o retorno das aulas presenciais, após cumprir todos os protocolos sanitários do município, a Escola Estadual Aracy Miranda", informou a nota.

As turmas foram reduzidas na escola e todo o ambiente foi adequado aos protocolos, como carteiras mais afastadas, janelas abertas, ambientes bem higienizados, todos de máscaras (alunos, professores e funcionários). A escola atende somente duas turmas de anos iniciais, com isso, apenas 18 alunos retornaram às aulas presenciais nesta semana, segundo informações de representantes da escola. 

"As demais adequações já têm sido preparadas há alguns meses de acordo com Governo de Estado e a Vigilância Sanitária do município de Varginha; as exigências vão de isolamentos de lugares que não podem ser utilizados (quadra), à posicionamento e instalação de itens de prevenção", explicou a escola.

O que diz a secretaria estadual de Educação

Na nota, a secretaria afirmou que, em todo estado, 751 escolas retornaram às atividades presenciais, somando cerca de 60 mil alunos de todos os níveis de ensino. O retorno estava autorizado desde a última segunda-feira (12).

Vale destacar que, atualmente, de acordo com o plano Minas Consciente, todos os municípios mineiros já poderiam retomar as atividades presenciais, no entanto, o retorno só ocorre nas localidades em que não há decretos municipais impeditivos.

"Reforçamos ainda que a retomada das atividades presenciais na rede estadual está acontecendo de maneira segura, híbrida, gradual e facultativa, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), desenvolvido em conjunto por um grupo de trabalho formado por especialistas nas áreas de saúde e educação, e balizado por critérios técnicos que orientam as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19", afirmou a secretaria.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)