Com base nos preceitos de uma escola em que cada estudante tem a possibilidade de aprender a partir de suas aptidões e capacidade, a Secretaria Municipal de Educação de Varginha realizou, nos meses de junho e julho, encontros de formação com os professores de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) para as adequações das atividades pedagógicas não presenciais, com o objetivo de atender às necessidades específicas de estudantes com e sem deficiência durante o período de ensino remoto.
"Todos foram afetados pela pandemia, mas existe um número significativo de estudantes que por diversas razões ficaram ainda mais vulneráveis neste período e exigem das escolas ações que minimizem os impactos do distanciamento. A formação apresentou de forma prática adequações de atividades no material impresso disponibilizado pela escola para os estudantes que não tem acesso à internet e/ou não acompanham as atividades propostas para o ano em que se encontram matriculados", afirmou a Secretaria de Educação.
O objetivo das adequações, segundo a secretaria, é garantir a todos os estudantes acessibilidade aos conhecimentos escolares através de estratégias que geram autonomia, sentimento de competência e melhoram a sua autoestima. Foram capacitados mais de 300 professores da rede e as equipes gestoras das quatorze escolas de ensino fundamental.
"A construção de uma escola inclusiva nos convoca a novas práticas de ensino, com vistas a atender as especificidades dos estudantes e garantir o direito à educação a todos!", enfatizou a secretaria.