Notícias | Esportes

Governo autoriza torcida nos estádios de Minas Gerais sem limite de público em cidades da Onda Verde

Iago Almeida | 08/07/2021 - 14:28:47
O Estádio Municipal de Varginha (Melão) não tem ainda autorização para volta do público, uma vez que a região do Sul de Minas segue na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente (Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

O que muitos torcedores mineiros estão aguardando, pode enfim acontecer! Na manhã desta quinta-feira (08), o Governo de Minas Gerais autorizou a volta da torcida aos estádios, em cidades que estejam na Onda Verde do Plano Minas Consciente. Entretanto, tudo dependerá ainda de uma autorização da Federação Mineira de Futebol (FMF).

 
Segundo a autorização do Governo, a decisão veio após a Prefeitura de Ipatinga, no Vale do Aço, publicar um decreto liberando a presença de pessoas em eventos no estádio João Lamego Netto, o Ipatingão, desde que cumpridas normas sanitárias específicas.
 
"O Vale do Aço vai entrar na Onda Verde, que permite eventos com distanciamento social mínimo, com uso de máscara e todas as medidas sanitárias. Então, o jogo em Ipatinga, diante dos municípios que aderiram o Minas Consciente, poderá ocorrer diante do protocolo já estabelecido pelo estado", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva no fim da manhã desta quinta-feira.
 
"O Minas Consciente já prevê a realização de eventos pelos critérios sanitários de distanciamento e número de pessoas por evento. Na onda vermelha o máximo são 30 pessoas, na amarela 250 pessoas, e na verde não há o limite por pessoas, mas é exigido o protocolo que inclui o uso de máscara, a higiene das mãos e o distanciamento mínimo. Estádios em onda amarela podem ter até 300 pessoas", detalhou o chefe da pasta.
 
Caso haja autorização da FMF, a torcida do Vale do Aço já poderá comparecer ao estádio na partida deste sábado (10), entre Ipatinga e Tupynambás, pelo Módulo II do Campeonato Mineiro. Vale ressaltar que até a publicação desta matéria, a Federação ainda não tinha se manifestado sobre o assunto. O Ipatingão está sem laudo, e a diretoria do clube precisa providenciar o documento para receber público.
 
O Decreto 9.720 afirma que o estádio Ipatingão poderá receber público limitado a 15% de sua capacidade total, que hoje é de 22 mil espectadores. E, para terem acesso ao local, os torcedores devem usar máscaras e respeitar o distanciamento de 1,5 metro, que equivale ao espaçamento de duas cadeiras para cada uma ocupada. Por outro lado, os organizadores dos eventos devem disponibilizar álcool gel em pontos específicos, além de sinalizar as cadeiras vagas que não podem ser ocupadas.
 
A prefeitura de Ipatinga destacou que, para a tomar a decisão, o prefeito Gustavo Nunes utilizou os números controlados com relação à pandemia no município, segundo ele, afirmando que há a necessidade de retomada gradual de atividades em setores que foram sacrificados em função de um longo período de restrições imposto pela proliferação da Covid-19 devido aos riscos de aglomerações.
 
O programa Minas Consciente, adotado pelo governo do estado para combater a pandemia, tem quatro classificações: verde, amarela, vermelha e roxa. A do Sul de Minas, onde está inserida Varginha, está na Onda Vermelha. Com isso, o Melão (Varginha) e o Ronaldão (Poços de Caldas), por exemplo, ainda não têm autorização para receber público.

Com informações de Globo Esporte
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)