Notícias | Educação
Com nova deliberação, cinco escolas estaduais poderão retomar aulas presenciais na próxima semana em Varginha
Iago Almeida / Varginha Online | 05/07/2021 - 13:37:54
(Foto: Divulgação Secretaria de Educação de MG)

Atualização às 16h04

Em todo estado de Minas Gerais, 1123 escolas poderão seguir com a retomada segura, gradual e facultativa das atividades, com o retorno dos professores nesta segunda-feira (5) e dos alunos, no dia 12

A partir desta segunda-feira (05), mais escolas da rede pública estadual passam a ter atividades em modo presencial, cinco delas em Varginha. Com a liberação do Comitê Extraordinário Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) autorizou a retomada nos municípios localizados em onda vermelha do Plano Minas Consciente. 

Anteriormente, estavam liberadas apenas as escolas localizadas nas ondas amarela e verde. O novo passo só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento das primeiras unidades de ensino que reabriram e não foram registrados casos de contaminação, reforçando, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos e a boa aceitação da comunidade escolar como um todo. Serão 1.123 escolas nesta nova etapa da retomada presencial na rede estadual de ensino, com o retorno dos alunos para as salas de aula marcado para o dia 12 de julho.

Com as novas regras, a partir de hoje começa o acolhimento de professores em 543 escolas de 132 municípios que estão em onda vermelha e que não há impedimento por parte das prefeituras. Nesses locais, fica autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano. Entretanto, o acolhimento dos alunos será a partir de 12 de julho. 

No caso em que, mesmo na onda vermelha, se encontre na classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, a volta não ocorrerá. Atualmente, apenas o setor a região Leste do Sul se enquadra nesta classificação do Minas Consciente. As escolas que retornarão em Varginha, são:

- E. E. Coronel Gabriel Penha de Paiva

- E. E. Irmão Mário Esdras

- E. E. Professor Antônio Corrêa Carvalho

- E. E. Professora Aracy Miranda

- E. E. São Sebastião

Nos locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, pois já estavam nas ondas amarela ou verde, a partir de 5 de julho começam a ser recebidos também os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Já os alunos desses anos de escolaridade chegam em 12 de julho. Os anos iniciais que já fizeram a retomada seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada. Nesta situação estão 157 escolas, em 27 municípios.

Outro cenário é dos municípios que estavam em onda vermelha, antes desta alteração, e que, portanto, ainda não fizeram a retomada, mas que agora evoluíram para as ondas amarela ou verde. O total de 423 escolas de 107 municípios estão nessa situação. Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12 de julho, dos alunos.

"Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis", afirmou a Secretaria Estadual de Educação.

"Importante destacar ainda que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais traz total transparência no processo. Assim, sempre que alunos, pais e/ou responsáveis precisem verificar se as escolas estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da pasta: www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada, a listagem de municípios e unidades de ensino estarão atualizadas. Nas situações em que a prefeitura municipal apresentar algum decreto impeditivo para o retorno das atividades, a retomada também não é feita até que haja a autorização do órgão municipal. Atenção aos comunicados feitos pelas escolas também é importante e, se permanecer a dúvida, faça contato com o gestor da escola", completou.

Clique aqui e confira a listagem completa de todas as escolas que receberam autorização para a retomada. Para saber todas as atualizações semanais acesse a página clicando aqui.

O que diz a Prefeitura

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Varginha, "as escolas só poderão retornar às aulas presenciais, caso cumpram todos os protocolos sanitários do município, embora elas sejam do estado, a exemplo das escolas municipais, que se adequaram para receber seus alunos. Então, a as escolas estaduais têm que passar pelo mesmo processo, junto à Vigilância Sanitária", afirmou ao Varginha Online.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Após 10 anos de Varginha - 19/09/2021
Em 2016, o Boa Esporte foi campeão da Série C do Brasileiro, em Varginha.
Longe das competições nacionais - 19/09/2021
Com a eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro, o Boa Esporte não terá calendário cheio em 2022, isso porque o time terá apenas o Módulo II do Campeonato Mineiro para disputar, já que neste ano também foi rebaixado no estadual.
Esporte - 19/09/2021
O Boa Esporte está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro.
8h às 11h/13h às 17h - 19/09/2021
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Zoonoses, deu início à vacinação antirrábica no último final de semana, em Varginha.
Post patrocinado - 19/09/2021
Ofertas válidas até 20 de Setembro ou até durarem os estoques.
Boletim coronavírus - 18/09/2021
Neste sábado (18), Varginha confirmou 15 novos casos de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 07 homens e 08 mulheres.
Destaque 2021 - 18/09/2021
Por conta da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o baile de gala da entrega do prêmio Destaque Sales Pesquisa Varginha, não foi possível ser realizado.
18% do seu volume - 17/09/2021
Varginha esteve representada na reunião pela defesa dos Lagos de Furnas e Peixoto, organizada pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande ...
Dia da Segurança do Paciente - 17/09/2021
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado nesta sexta-feira (17/9), tem como objetivo valorizar ações voltadas para a redução do risco de danos associados ao cuidado de saúde ...
Esporte - 17/09/2021
O fim de semana será intenso para os torcedores varginhenses.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)