Notícias | Entretenimento

Festival Atravessa começa nesta quarta-feira

Com assessoria | 23/06/2021 - 14:16:19
(Foto: Divulgação)

A programação traz 30 shows de artistas mineiros e vai até o dia 30

Enfim, chegou o grande dia! Após longo período de preparação, o Festival Atravessa anuncia a programação completa. Entre os dias 23 e 30 de junho, serão realizados 30 shows virtuais no YouTube do festival, que pode ser acessado diretamente pelo Instagram da RB Produções (@rbproducoesvga) ou pelo linktr.ee/rbproducoes.

 Como o próprio título anuncia, o festival de música livre surgiu da necessidade de atravessarmos este período delicado de pandemia. Reunindo os mais variados estilos - do jazz ao samba, do rock à mpb - e envolvendo artistas de diversas cidades mineiras, o evento trará grande movimentação para a indústria da música em Varginha e região, com geração de trabalho para mais de 100 profissionais, entre artistas, produtores, técnicos e estúdios de gravação. A idealizadora do festival, Deborah Beltrão, comenta sobre o surgimento da ideia. “Estamos vivendo a tristeza da pandemia desde o começo e sempre vislumbrando maneiras de contribuir com os artistas, produtores, técnicos e demais profissionais da música que foram os primeiros a parar e, seguramente, serão os últimos a retomarem as atividades. Quando os editais da Lei Aldir Blanc foram lançados, não pensamos duas vezes: é hora de colocar o plano em prática”.  

Já o Diretor artístico do Atravessa, Rosildo Beltrão, acredita que o momento é muito apropriado para o surgimento do festival. “Acabamos de realizar o Vento Sul e percebemos que a demanda dos artistas é cada vez maior. Foram inúmeras inscrições e muitos dos que não puderam participar do Vento Sul terão a oportunidade de se apresentar”, comenta. “Serão 8 dias de programação. É música para todos os gostos, com uma média de três shows por dia de semana e seis shows no sábado e no domingo. Não é fácil produzir 30 shows com todos os protocolos de segurança, mas conseguimos e o resultado está maravilhoso! Até o momento, ninguém teve qualquer sintoma do Covid-19”, finaliza.  

Realizado pela RB Produções e pela Através – Gestão cultural, o Festival Atravessa começa nesta quarta-feira (23) e vai até a próxima quarta (30), prometendo aquecer as noites frias do inverno. Durante a semana, os shows vão rolar a partir de 19h, e, no final de semana, a programação vai de 17h até às 22h. “A exceção será o espetáculo infantil “Teleco e Popoca – Em defesa da natureza”, que será exibido às 10h, no domingo (27). “Será o único pela manhã. Trouxemos a proposta de envolver todos os tipos de público e esperamos que Teleco e Popoca surpreendam as baixinhas e os baixinhos”, comenta Deborah.  

Destaques da programação  

O grande destaque do Atravessa é, sem dúvida, a diversidade. Além dos mais diversos gêneros musicais, o festival inova mais uma vez ao propor uma programação bastante equilibrada. “Temos shows solos, duos, trios, quartetos e bandas completas, além de um espetáculo infantil. Participam homens e mulheres de diversos gêneros, etnias, idades e classes sociais. “Geralmente, as pessoas com deficiência são lembradas apenas como público. Isto quando são lembradas, né? Estamos muito felizes e honrados por podermos trazer o artista plástico e músico Lucas Abreu como um dos protagonistas da 1ª edição. Eu me emocionei muito quando fechamos o show Em Quadro, realizado por ele e alguns amigos no palco, acho que o público também vai gostar. Será um dos ápices do Atravessa”, relembra. 

Na programação, ainda se destacam diversos nomes da música sul mineira, como Nita Rodrigues, Estephanie Nascimento, Bruno Maia - que trará o seu “terror celta” aos palcos do festival -, Cabelinho da Lua, Sissibonaflá, Valentina Mangiapelo, Jamaica e Império da Serrinha, que vem com dois shows especiais: uma roda de samba autoral e outro voltado exclusivamente aos maiores temas das escolas de samba do país. “Buscamos um recorte curatorial que contemplasse nomes importantes de Varginha e região, mas que trouxesse também alguns jovens que cada vez mais estão despontando na cena”, comenta Deborah Beltrão, que coordenou a curadoria da 1ª edição. “Também fizemos questão de trazer alguns grandes nomes da música mineira e nacional atualmente, como Julia Branco e Marcelo Veronez. Ambos estiveram conosco no Rango de Rua, em 2017, e o público sempre pede mais. Chegou a hora, né? Eles vão gravar diretamente de BH e estamos muito ansiosos para ver o resultado. O festival será encerrado com chave de ouro!”. 

Outro ponto importante é o caráter inédito proposto pelo festival. “Teremos muita música autoral”, comenta Rosildo. “A turma está muito acostumada com covers e releituras na cidade e isto não vai faltar, mas já passou da hora de darmos espaço para que o público conheça outro lado dos nossos artistas”. O show “No Stress”, de João Vianna e Pedro Bichuette, também é muito esperado na programação. “O João fez um trabalho incrível durante a pandemia. Ele, seu trompete, seu filho, a guitarra e um amplificador passaram por diversas ruas de BH fazendo serestas gratuitas. Isto não tem preço, é um trabalho magnífico que fizemos questão de trazer para a programação”. Já Lorenzo, de Divinópolis, lançará o disco inédito “Abrace a lua cheia”, com letras do varginhense Leonardo Beltrão. “Quando ouvimos a prévia do álbum, não tivemos dúvidas de que o lançamento seria no Atravessa. Tem tudo a ver com o momento, com o festival, com a pandemia, com tudo. Eles acertaram na mosca”, comenta Deborah. 

Grade de shows

23/jun - Quarta-feira

19h - Pop'z - Ary Galo e Max Boliveira

20h - Nathan Viana

21h - Amy Lee Acústico

24/jun - Quinta-feira

19h - Douglas Zoitenta

20h - Milena Castro e Douglas Rosa – A Little Concert

21h - Tevico e Endrigo (DD)

25/jun - Sexta-feira

19h - Valentina Mangiapelo

20h - Cabelinho da Lua e Endrigo (DD)

21h - Floreio de Minas

22h -Império da Serrinha – Roda de samba autoral

26/jun - Sábado

17h - Bruno Maia e o Terror Celta

18h - Raphael Wagner

19h - Breno Rocha

20h - Sissibonaflá

21h - Luciano Cachorrão

27/jun - Domingo

10h - Espetáculo Infantil “Teleco e Popoca – Em defesa da natureza”

17h - Império da Serrinha – Hinos das escolas de samba

18h - Nita Rodrigues

19h - Em Quadro com Lucas Abreu

20h - Quarenteto instrumental

21h - Vanderson Lopes

28/jun - Segunda-feira

19h - Jamaica

20h - Estephanie Nascimento

21h - Mateus Costa

29/jun - Terça-feira

19h - Belle Retrô Acústico

20h - Lorenzo – Lançamento do Disco “Abrace a Lua Cheia”

21h - Veronez – Live do Quintal!

30/jun - Quarta-feira

19h - Negronssa

20h - João Vianna e Pedro Bichuete – No Stress

21h - Julia Branco

Todos os shows terão transmissão gratuita no YouTube do festival, que pode ser acessado diretamente pelo Instagram da RB Produções (@rbproducoesvga) ou pelo linktr.ee/rbproducoes

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)