Notícias | Entretenimento
Crônicas de Nico Vidal compõem livro lançado pela Fundação Cultural; confira obra na íntegra
Com assessoria | 18/06/2021 - 08:58:40
(Foto: Divulgação Fundação Cultural)

O livro “Varginha: narrativas de Nico Vidal” foi lançado na tarde desta quarta-feira (16) em cerimônia realizada no auditório do Inprev, em Varginha. Restrito a familiares, autoridades municipais e servidores públicos, devido à pandemia da Covid-19, o evento reverenciou a história de Antônio Vidal de Carvalho, conhecido como Nico Vidal, importante cronista e memorialista varginhense. 

 
O público pôde assistir ao vivo pelo canal Varginha Cultural no Facebook e no YouTube e pelo facebook do Varginha Online. Clique aqui e confira o lançamento completo.
 
“Foi uma grande satisfação para a família pela Prefeitura e pela Fundação terem prestado essa homenagem tão digna para uma pessoa que gostava tanto da cidade de Varginha. Era a preocupação dele sempre de deixar esse legado eternidade”, disse Abel dos Santos Ferreira, genro de Nico Vidal, e que representou a família no lançamento.
 
O livro de 260 páginas conta com textos publicados por Nico Vidal ao longo dos 99 anos de vida dele em jornais do município. Há ainda crônicas inéditas, que destacam fatos da história da cidade. 
 
Foto: Divulgação Fundação Cultural
 
De acordo com o prefeito Vérdi Lúcio Melo, “não dá para você falar em história do município de Varginha sem trazer à mente o nome de Nico Vidal. Ele foi vereador e um dos grandes contadores da sua época. É um motivo de muita honra participarmos deste momento tão importante representando a população de Varginha em que resgatamos essas memórias para as futuras gerações e fazemos com que Nico seja sempre lembrado com muito carinho por todos nós”, enfatizou.
 
Segundo o vice-prefeito Leonardo Vinhas Ciacci, “Nico Vidal teve uma vida voltada à preservação da memória e trabalhou uma vida inteira em prol de nossa cidade. Ele realmente merecia de todos nós esse reconhecimento por tudo isso que ele sempre significou, que já está marcado no nome de uma das salas do Museu Municipal e de um de nossos logradouros, em que tive a honra de fazer a proposição. É mais um evento que marca o nome tão importante como foi Nico Vidal para Varginha”, disse.
 
O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, disse que “Nico foi um homem que vislumbrou o futuro ao registrar o passado. Ele deixou registradas as suas memórias, relatando os fatos ocorridos em uma Varginha antiga. Nos textos que estavam datilografados, manuscritos e parte deles publicado em jornais, podemos hoje ter, por meio deste livro em que publicamos, suas narrativas e impressões sobre personagens da nossa cidade, além de lugares e ocorridos do dia a dia, importantes referências históricas que nos ajudam a contar a história da cidade”, afirmou.
 
Foto: Divulgação Fundação Cultural
 
A cerimônia foi prestigiada ainda pelos vereadores Apoliano Rios, Dudu Ottoni e Rodrigo Naves; pelos secretários municipais Honorinho Ottini (secretário de Governo), Marcos Batista (secretário de Agricultura e Pecuária), Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza (secretária de Educação) e Marcos Cléber Sales (diretor-administrativo da Guarda Municipal de Varginha); pelos diretores da Fundação Cultural, Fabiano Thibé (diretor da Rádio Melodia), Lindon Lopes (diretor do Museu Municipal), Nyei Nadeia (diretor da TV Princesa) e Paulo Sérgio Rosa (diretor do Theatro Capitólio). Participaram ainda Seila Mara Alcântara (presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Varginha) e Cláudio Henrique Martins (presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural), além do ex-superintendente da Fundação Cultural, Leandro Acayaba.
 
O livro já está disponível na íntegra pelo site da Fundação Cultural de Varginha. A publicação impressa terá distribuição dirigida.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Após 10 anos de Varginha - 19/09/2021
Em 2016, o Boa Esporte foi campeão da Série C do Brasileiro, em Varginha.
Longe das competições nacionais - 19/09/2021
Com a eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro, o Boa Esporte não terá calendário cheio em 2022, isso porque o time terá apenas o Módulo II do Campeonato Mineiro para disputar, já que neste ano também foi rebaixado no estadual.
Esporte - 19/09/2021
O Boa Esporte está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro.
8h às 11h/13h às 17h - 19/09/2021
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Zoonoses, deu início à vacinação antirrábica no último final de semana, em Varginha.
Post patrocinado - 19/09/2021
Ofertas válidas até 20 de Setembro ou até durarem os estoques.
Boletim coronavírus - 18/09/2021
Neste sábado (18), Varginha confirmou 15 novos casos de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 07 homens e 08 mulheres.
Destaque 2021 - 18/09/2021
Por conta da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o baile de gala da entrega do prêmio Destaque Sales Pesquisa Varginha, não foi possível ser realizado.
18% do seu volume - 17/09/2021
Varginha esteve representada na reunião pela defesa dos Lagos de Furnas e Peixoto, organizada pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande ...
Dia da Segurança do Paciente - 17/09/2021
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado nesta sexta-feira (17/9), tem como objetivo valorizar ações voltadas para a redução do risco de danos associados ao cuidado de saúde ...
Esporte - 17/09/2021
O fim de semana será intenso para os torcedores varginhenses.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)