Notícias | Cidades

Bispo Emérito Dom Diamantino retorna às celebrações no Carmelo em Três Pontas após vencer a Covid-19

Iago Almeida | 15/06/2021 - 15:40:08
(Foto: Divulgação Diocese da Campanha)

O Bispo Emérito da Diocese da Campanha, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, está se recuperando com tratamentos após ser infectado pela Covid-19. Aos 80 anos, o bispo foi diagnosticado com a doença no final de maio, mas não precisou ser internado, e retornou essa semana às suas atividades.

Segundo a equipe de Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação, Dom Diamantino ficou em quarentena domiciliar por duas semanas e está realizando fisioterapia pulmonar, através de exercícios respiratórios, além de todos os cuidados necessários para com a doença. 
 
O bispo retornou às celebrações no Carmelo São José, em Três Pontas, nesta semana; ele é morador de uma das casas do Carmelo. Sua agenda em outras paróquias da Diocese, entretanto, precisou ser cancelada, como é o caso da cidade de Seritinga, onde ele celebraria o sexto dia da novena do padroeiro São João Batista. 
 
Como bispo emérito da Diocese, ele tem uma agenda independente, sem possuir nenhum cargo oficial; a pedido do bispo titular, Dom Pedro Cunha Cruz, o emérito pode presidir diversas celebrações, como crismas. 
 
 
Dom Diamantino nasceu no dia 20 de novembro de 1940, na Freguesia de São Pedro de Manteigas da Guarda, nas encostas da Serra da Estrela, bem próximo dos píncaros de Portugal continental. Ele foi ordenado sacerdote no dia 10 de dezembro de 1972. 
 
No dia 25 de março de 1998 foi nomeado o sexto bispo da diocese de Campanha e recebeu a ordenação episcopal das mãos de Dom Serafim Fernandes de Araújo no dia 2 de maio desse mesmo ano. Ele permaneceu como titular da Diocese da Campanha entre 1998 e 2015, quando completou 75 anos e pediu sua renúncia ao Papa Francisco.
 
Dom Diamantino foi incansável promotor das causas de beatificação da leiga Francisca Paula de Jesus – Nhá Chica, de quem teve a honrosa alegria de promover as comemorações de sua beatificação em 04 de maio de 2013, em Baependi/MG; e do presbítero Francisco de Paula Victor – Pe. Victor, cuja missa de beatificação foi por ele presidida em Três Pontas/MG, em 14 de novembro de 2015, curiosamente dia da morte da Madre Teresa Margarida do Coração de Maria, OCD, em 2005, com quem Dom Diamantino conviveu e cujo processo de beatificação inaugurou em 04 de março de 2012.
 
Em 2019, Dom Diamantino foi nomeado membro da Comissão Especial da CNBB para a Causa dos Santos. A Comissão Especial para a Causa dos Santos tem como finalidade o acompanhamento dos processos de canonização e beatificação que já estão em andamento na Cúria Romana, na Congregação para a Causa dos Santos e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios para as dioceses que desejam introduzir novas causas. Outra atribuição da Comissão é a formação de pessoal que possa acompanhar este serviço nas Igrejas locais.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)