Notícias | Cidades

Corpo de Bombeiros explica que cursos de Bombeiro Civil e Aprendiz não têm vínculos com a corporação

Iago Almeida | 14/06/2021 - 13:37:23

Por causa de propagandas em redes sociais, sobre cursos e vagas para o curso de Bombeiro Aprendiz Civil, muitas pessoas estão usando o 193 em busca de informações. Com isso, a linha de emergência dos bombeiros acaba ficando ocupada por questões que não são emergenciais, prejudicando o atendimento à população. 

 
O Corpo de Bombeiros Militar, do 6°COB presente em Poços de Caldas, emitiu uma nota nesta segunda-feira (14), explicando sobre os cursos direcionados a crianças e adolescentes, ofertados por voluntários aos moradores da região e pediu atenção da comunidade. 
 
Segundo o comandante da corporação, Coronel Giuvaine Barbosa de Moraes, os cursos não possuem nenhum vínculo com a corporação dos Bombeiros e não garantem acesso à carreira. Além disso, ele afirmou que o ingresso no Corpo de Bombeiros acontece apenas por meio de concursos públicos. 
 
"Considerando consultas e questionamentos feito as unidades pertencentes ao 6º Comando Operacional de Bombeiros, sobre cursos de Bombeiro Civil e Bombeiro Aprendiz direcionados a crianças e adolescentes. Alertamos que cursos, estágios ou treinamentos, ofertados por voluntários, profissionais, instituições civis ou assemelhados não mantém qualquer vínculo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Bem como sua realização não é fator garantidor ou facilitador de acesso à carreira, sendo o ingresso na Corporação única e exclusivamente viabilizado mediante concurso público, nos termos do art. 37, inciso II da Constituição Federal em vigor", afirmou a nota completa.
 
A corporação pede ainda que qualquer dúvida sobre o assunto deve ser tirada pelos telefones (35) 3690-7200 – administrativo – e (35) 2106-3050 – operacional. Confira pontos citados pelos bombeiros, em novembro do ano passado, quando o assunto veio à tona pela primeira vez:
 
- As atribuições do bombeiro militar do Estado de Minas Gerais como força auxiliar das forças armadas é pública e atende a população em geral nas áreas de salvamento, resgate, combate e prevenção de incêndio dentre outras elencadas na Constituição Federal brasileira. Sendo executada exclusivamente por militares concursados e formados dentro da própria corporação militar.
 
- O acesso às fileiras do Corpo De Bombeiros Militar de todo o país só é feito mediante concurso público composto de provas escritas intelectuais de matérias de nível médio, provas físicas e exames médicos e psicológicos.
 
- Nenhum curso ou especialização (cursos livres, profissionalizantes e de especialização) é válido para acesso à carreira militar ou como contagem de pontos ou títulos.
 
- Todo curso feito por bombeiros militares é ministrado por seu próprio efetivo uma vez que o CBMMG possui diretrizes e diretoria própria de ensino.
 
- Antes de fazer um curso pago de bombeiro aprendiz civil, procure saber sobre o centro formador, licenças junto aos órgãos governamentais, órgãos ambientais, índole e formação do instrutor, e se possuem a formação e a carga horária de acordo com a LEI Nº 22.839, DE 05/01/2018.
 
- Qualquer pessoa que tenha dúvidas entre os dois profissionais poderá esclarecê-las em qualquer unidade militar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
 
- Toda seleção feita para trabalhar no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar através de seu site oficial.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)