Notícias | Cidades

Artistas e autoridades de Varginha contam história do Theatro Capitólio em documentário

Iago Almeida | 11/06/2021 - 21:48:24

Um documentário sobre a história do Theatro Municipal Capitólio foi divulgado pela Fundação Cultural de Varginha, com depoimentos de artistas e autoridades públicas. Desde janeiro de 2021, um dos principais palcos de eventos culturais do Sul de Minas, está sendo revitalizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.

O texto e direção são de Cláudio H. Martins, coordenador do Centro de Documentação Histórica da Fundação Cultural de Varginha, com apresentação de Fábio Tardelli, servidor da Rádio Melodia FM. O vídeo foi lançado no III Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha - “Memória, cidade e patrimônio”, que aconteceu no dia 09 de junho de 2021.
 

 
O teatro foi idealizado pelo industrial José Navarra. De estilo eclético, foi construído pelos irmãos Antônio e Celestino Pires, cuja planta levantada pelo engenheiro Frisoti Agostini, foi modificada a pedido da empresa. A decoração da fachada e do interior é atribuída ao italiano Alexandre Valatti. O nome do teatro foi escolhido através de votação popular.
 
O Theatro Capitólio foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1927. O Hino Nacional, tocado pela orquestra do teatro, sob a direção do Maestro Riccioti Volpe, era ouvido de pé pelos presentes, que se comprimiam, ansiosos e emocionados, do interior do prédio até a rua. Grande era o número de pessoas que se dirigiam ao local.
 
O primeiro espetáculo do Capitólio iniciou às 19 horas e constou de duas partes. A primeira, cinematográfica, com o filme “Cabaret” da Paramount Pictures. A segunda, com variedades do trio “Esperança Diez”, muito em evidência nos teatros do Rio de Janeiro, com os cenários luxuosos e uma representação cômico-dramática, empolgando o público presente, que lotava o teatro.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)