O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o varejo e a expectativa de aumento de vendas é alta em Varginha. Ainda com medidas de prevenção em combate ao novo coronavírus, as vendas para a data romântica prometem aquecer novamente a economia local.
Pesquisa da Aciv
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Varginha (Aciv), 63,6% dos entrevistados disseram que vão comprar presente em lojas do Centro, seguido de compras na internet, com 18,2%; compras no shopping, com 15,1% e compras em outras cidades, com 3,1%. A pesquisa ouviu 129 pessoas na cidade.
Segundo a pesquisa, 19% dos entrevistados afirmaram que irão deixar os presentes para a última hora e comprarão às vésperas, nos dias 11 ou 12 de junho. "Os números nos indicam que o comércio pode esperar um aumento nas vendas, por isso é muito importante que os empresários estejam preparados, tanto em relação às medidas preventivas à Covid, quanto ao seu estoque e atendimento”, disse o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins.
As roupas são a primeira opção de compra, sendo citadas por 38% dos entrevistados, ainda da pesquisa citada acima. A lista de produtos segue com 14% para alimentação (restaurantes/jantares), 13% para calçados, 6% para jóias e semijóias, 5% para cosméticos, 4% para livros, 3% para eletrônicos, 3% para equipamentos esportivos, 2% para bolsas e acessórios e 1% para móveis e decoração. Os 11% restantes ainda não sabem o que vão comprar.
Do total de entrevistados, 39,4% disseram que pretendem gastar entre R$50 e R$100 com a compra de presentes. Seguido de 20,2% entre R$100 e R$150; logo atrás 19,2% pretendem comprar presentes de até R$50; 12,1% vão gastar mais de R$200 e 9,1% entre R$150 e R$200.
O Cartão de Crédito é a principal forma de pagamento, sendo a resposta de 47% dos entrevistados. A segunda forma de pagamento é o dinheiro, com 28%; PIX, com 13%; Cartão de Débito, com 9% e crediário com 3%. Nenhum dos entrevistados disse usar cheque nas suas compras.
“Um dos dados mais interessantes da pesquisa foi a utilização de PIX como forma de pagamento. Um alerta para os comerciantes que ainda não oferecem essa opção aos seus clientes”, apontou Anderson. A pesquisa foi realizada entre os dias 28/05 e 03/06 através do aplicativo Survey Monkey, a margem de erro é de 5%.
Centro Comercial
No Centro Comercial, a expectativa é de pouco crescimento em relação ao ano passado, entretanto, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Varginha (Aciv), Anderson Martins, aponta previsão de 5% de aumento nas vendas da data.
"O crescimento previsto para o dia dos namorados é de 5% sobre o ano passado. O comércio ainda está se recuperando lentamente desse período de pandemia, mas as perspectivas são positivas. Importante ressaltar aos consumidores que usem máscaras ao realizar suas compras. Não podemos descuidar da prevenção até que tudo isso tenha passado", afirmou o presidente.
Por outro lado, os comerciantes estão um pouco mais confiantes e esperam que os últimos dias, véspera e Dia dos Namorados, sexta-feira (11) e sábado (12), respectivamente, sejam os dias em que haverá maior procura dos consumidores.
"As vendas estão melhorando, se manter este ritmo, esperamos vendas 12% acima do ano de 2020.Tem muitos clientes pesquisando, mas acho que os dias melhores de venda serão amanhã (sexta) e sábado. Estamos trabalhando para que os clientes antecipem as compras para evitar aglomerações", afirmou Hederson da Cunha Bueno, sócio da Cacau Show.
"Apesar do cenário ainda instável no que diz respeito ao Covid, o ano de 2021 tem sido bem melhor se comparado com 2020. Acreditamos que o dia dos Namorados seguirá o recente dia das Mães – onde tivemos crescimento expressivo em relação ao ano anterior. Para junho, esperamos atingir o mesmo resultado de 2019. Mais uma vez, preparamos nossas lojas com uma imensa variedade de produtos para todos os gostos e bolsos. Quem presentear com produtos Central, encontrará promoções verdadeiras e ainda levará como brinde um mimo especial que preparamos especialmente para esta data", afirmou Aline Guedes de Brito Pio, Gestora financeira da Central Joias e Relógios.
Shopping
Segundo os representantes do Via Café Garden Shopping, a expectativa de vendas é de 30%, em relação ao mesmo período do ano passado. Para quem busca o math perfeito quando o assunto é presentear, o Garden tem opções especiais para escolher e comprar presencialmente o presente da pessoa amada.
Para quem dá preferência aos mais digitais, o Via Café está preparado com diversos canais de atendimento, como o Vitrine Garden ou Compras Imperdíveis, onde os produtos estão em uma prateleira virtual ao alcance de um click do cliente.
“Mais do que nunca, precisamos valorizar cada momento ao lado de quem amamos e retribuir todo o cuidado que recebemos. Nossa expectativa é contribuir com um pouco de paixão e ressaltar a importância do cuidado”, completa a coordenadora de Marketing do shopping, Etienne Bandeira.
Para conferir os canais virtuais, basta acessar o Instagram @viacafegardenshopping no destaque “Promoções”, escolher a loja de interesse e receber o atendimento exclusivo da marca para a compra. A retirada pode ser feita via agendamento ou nos formatos drive-thru e delivery.
Vendas online
Considerado um dos dias mais importantes do ano para o comércio, mesmo com os impactos causados pela pandemia, o Dia dos Namorados registrou um aumento exponencial nas vendas on-line, em 2020, o que pode ajudar para novos aumentos em 2021.
Levantamentos feitos pela Ebit Nielsen, empresa especializada em mensuração e análise do comércio eletrônico no país, mostram que as compras feitas pela internet, nesta data comemorativa, tiveram um crescimento de 91% em relação a 2019, gerando um faturamento de R$ 4,1 bilhões. Entre os produtos mais procurados para presentear foram: roupas, calçados, cosméticos, artigos eletrônicos, cestas e flores.