Notícias | Agronegócio

Jovens do Sul de Minas identificam oportunidades no mercado de café: 'uma paixão ainda maior'

Com assessoria | 10/06/2021 - 15:47:51
O Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais de Lambari promoveram o curso de Classificação e Degustação de Café para dez jovens e adolescentes, em parceria com a Associação do Bairro Paiolinho. O treinamento serviu de incentivo para os alunos visualizarem novos negócios no segmento.
 
“A turma foi formada, em sua maioria, por estudantes. Isso mostra o interesse do jovem em aprender e levar adiante a sucessão familiar. Isso nos deixa cada vez mais otimistas, pois o futuro do agro depende da juventude de hoje. Que este grupo seja incentivo para mais pessoas buscarem capacitação nesta área”, frisou a secretária de Agricultura e Pecuária de Lambari, Janaína Aparecida Quitéria Magalhães.
 
Barbara Galo Bocardi fez o curso por incentivo do pai e do avô. “Diversas vezes, provadores de café disseram que o nosso produto havia tido uma bebida ruim, o que nos fazia questionar a veracidade da classificação por falta de uma explicação das características do café. Agora, tenho conhecimento da cultura, argumentos para questionar e uma paixão ainda maior pelo café”, disse.
 
Para o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Lavras, Rodrigo Ferreira, o objetivo é oferecer a perspectiva de um futuro melhor. “Foi um passo muito importante para esses jovens para que, futuramente, possam se tornar Q-Graders. Com esse curso, eles poderão aplicar técnicas em casa e prestar serviços para empresas locais, nacionais e até mundiais. Mais uma vez, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES cumpriu o propósito de levar conhecimento e promover a permanência do jovem no campo, despertando o lado empreendedor”, afirmou.
 
“Aprendi a classificar o café da maneira correta, fazer amostras e degustar a bebida, compreendi a diferença entre bebida mole e bebida dura e, agora, entendo o que é café especial. Com o treinamento, notei que existem vários fatores na hora da prova. Fazer o manejo correto e cuidar do produto no terreiro são alguns exemplos. Logo será possível vender um produto melhor, pois consigo identificar a qualidade e procurar pelo preço correto”, comentou o aluno Alisson Pereira dos Santos.
 
Segundo o mobilizador Elizeu da Costa, o curso estimula a permanência dos filhos dos cafeicultores no meio rural e ajuda os jovens a enxergarem oportunidades de negócios para as suas famílias. “O curso capacita o produtor para conhecer melhor o seu café para agregar valor. Assim, o cafeicultor desenvolve o poder de negociação para comercializar o seu café com preço justo”, explicou.
 
“Muitos produtores e trabalhadores rurais buscam informações para conhecerem melhor o seu produto. Nesta turma, tivemos jovens que estavam buscando conhecimento para ajudarem os pais na propriedade e para melhorarem a qualidade da bebida. É muito gratificante para nós”, afirmou a instrutora Miryan Silva de Oliveira Pires.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)