Notícias | Covid-19

Prefeito Vérdi Melo afirma que já tem recurso separado para compra de vacinas

Iago Almeida | 08/06/2021 - 14:36:33

A população de Varginha está apreensiva quanto ao andamento da vacinação contra a Covid-19 na cidade. Muitos reclamam da demora da imunização, enquanto outros comemoram a aplicação das doses através do Plano Nacional de Imunização (PNI), que vem sendo seguido pelo Governo Federal, estados e municípios. 

 
A Prefeitura de Varginha aderiu, ainda em março, ao programa Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), que reúne mais de dois mil prefeitos que buscam facilitar a compra de vacinas contra a Covid-19. O prefeito Vérdi Melo faz parte da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) que oficializou o consórcio e trabalha para buscar mais vacinas, o mais rápido possível.
 
Em 23 de fevereiro, o STF decidiu por unanimidade que estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a Covid-19 caso as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde sejam insuficientes. A decisão foi proferida em uma ação protocolada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Entretanto, segundo o prefeito Vérdi Melo, tudo depende do Governo Federal para que isso possa se concretizar; ele afirmou que já tem economias guardadas para a compra de vacinas e que só aguarda um sinal verde para prosseguir com a ação.
 
“Varginha formalizou sua adesão logo no primeiro momento, quando a FNP manifestou a intenção de criar o consórcio. Cumprimos todos os protocolos e estamos bastante otimistas com relação a viabilização das vacinas. Nosso objetivo é imunizar nossa população o quanto antes. Mas enquanto isso não ocorre é preciso que a população nos ajude fazendo a sua parte cumprindo os protocolos sanitários”, afirmou o prefeito Vérdi Melo.
 
"Fizemos o nosso cadastro, fui em Brasília, tive reunião presencialmente lá com o pessoal da Frente Nacional de Prefeitos, assinamos toda a documentação necessária, nos credenciarmos no consórcio. Estamos com um recurso separado, autorizando a compra de 30 a 50 mil vacinas. Se dependesse do prefeito e dos nossos assessores, a gente mandava buscar isso (as vacinas) hoje lá no exterior. Se o Congresso der o sinal verde, podem ter absoluta certeza que no outro dia nós mandamos buscar, pois estamos com o dinheiro reservado para isso, eu fiz economia para isso, pra não deixar a população na mão, espero que eu resolva isso logo", completou o prefeito.
 
Vale ressaltar que o município de Varginha já tinha uma lei aprovada, desde do ano de 2019, autorizando que a administração pública pudesse participar de consórcios públicos, o que autorizou que o prefeito municipal, com base na lei, aderisse à Frente Nacional de Prefeitos. 
 
"Até o presente momento não houve a possibilidade de adquirir as vacinas, a não ser o Governo Federal. Então o Plano Nacional de Vacinação (PNI) está sendo implementado, a gente sabe que não está avançando como gostaríamos, embora nós saibamos que hoje o mundo inteiro demanda vacinas, então é difícil que cheguem grandes quantidades aqui, mas nós não estamos, neste momento, ainda conseguindo adquirir essas vacinas. Toda questão está sendo feita, seja ela jurídica, administrativa, financeira, para aquisição através desse consórcio", afirmou o procurador geral do município, Dr. Evandro Santos. 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)