Notícias | Esportes

Atletas ou máquinas, entenda a preocupação com os jogadores de futebol

Da redação | 02/06/2021 - 12:55:13

Há muitos fatores envolvidos na construção do desempenho excepcional de jogadores talentosos  

 
A cada novo passe de bola, todos observam com olhares deslumbrados as façanhas dos mais conceituados jogadores de futebol. Para chegar neste nível, eles precisam superar uma série de desafios diariamente e ter em vista o sabor da vitória.  
 
Além da técnica, um atleta de alto rendimento deve ter a saúde em dia, um bom psicológico, acesso a recursos financeiros e bons relacionamentos. Jogadores que cumprem estes requisitos, com um pouco de sorte, tornam-se verdadeiras máquinas do esporte. 

Horas de preparo 

De forma geral, os jogadores realizam cinco horas de treinamento todos os dias, às vezes mais que isso, entre treinamentos individuais e em grupo.
 
Os treinos costumam começar bem cedo, logo pela manhã. Por volta de 8 horas, o atleta já deve estar pronto para entrar em campo, e isso quer dizer que ele precisa acordar bem cedo para se alimentar e se aquecer devidamente. 
 
Com a comissão técnica, os jogadores treinam a técnica, como domínio de bola, passe, marcação, aspectos físicos, como agilidade e força, e também estudam a estratégia, principalmente quando um novo jogo se aproxima. 
 
Os jogadores também são incentivados a fazer treinos extras. O português Cristiano Ronaldo é conhecido por realizar de três a quatros horas adicionais de treinos diariamente. Musculação e natação fazem parte da sua rotina. Como resultado, ele apresenta vantagem competitiva em campo e coleciona títulos de melhor jogador.

Cuidados com a saúde

Fazem parte da comissão técnica dois profissionais que acompanham de perto a saúde dos jogadores: o fisiologista é aquele que fica de olho no correto funcionamento do corpo dos jogadores, na regeneração muscular e no risco de lesões, e o fisioterapeuta, que trabalha a recuperação física na musculatura dos atletas. 
 
A atuação desta dupla entrou em evidência há cerca de 20 anos, quando o retorno de uma lesão no joelho direito durante a final da Supercopa da Itália contra a Lazio quase acabou com a carreira de Ronaldo Fenômeno. Depois de uma operação e dois anos de fisioterapia, o jogador voltou aos campos com tudo.
 
Com o desenvolvimento da tecnologia, novos métodos têm surgido para melhorar a performance atlética. No ano passado, para retomar os jogos da Liga dos Campeões, Neymar Jr compartilhou o uso de uma câmara hiperbárica, um tratamento com oxigênio que ajuda no processo de oxigenação muscular.
 
Os cuidados com a saúde passam também pelo olhar de um nutricionista. A alimentação é aliada do desempenho esportivo e cada profissional conta com uma dieta equilibrada, com qualidade, variedade e moderação para ter mais energia, aumentar a imunidade, reduzir o cansaço, recuperar os músculos e melhorar a saúde geral. 
 
Sob supervisão do médico italiano Giuliano Poser, Messi mudou a sua dieta. Ele deixou de lado os processados e investiu nos alimentos orgânicos, crus e frescos, o que o ajudou a amenizar problemas gástricos em campo. 
 
Para uma performance de destaque, os jogadores também devem manter hábitos saudáveis. Beber bastante água e evitar álcool e tabagismo são algumas das regras que eles seguem. 

Psicológico em dia

Em uma partida, há muita pressão e estresse envolvidos e um atleta precisa manter o foco, a concentração e a determinação apesar das adversidades entre as quatro linhas e do mundo lá fora.
 
Porém, formar jogadores emocionalmente fortes é um dos grandes desafios dos clubes. 
 
De acordo com levantamento da FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol), jogadores de futebol profissionais sofrem mais de doenças como ansiedade e depressão do que o público em geral. Não tem como esquecer os casos de Nilmar (ex-Inter e Corinthians) e Pedrinho (ex-Vasco e Palmeiras, atualmente comentarista do SporTV). 
 
Hoje, existe uma compreensão maior a respeito da saúde mental dos jogadores e já há movimentos que defendem auxílio psicológico aos jogadores desde as categorias de base.

Dinheiro potencializa atletas

O dinheiro abastece o mundo esportivo. Não é à toa que os clubes correm atrás da bola, mas também de patrocinadores, sócios torcedores, bilheteria, venda de jogadores, produtos licenciados, cotas para TVs e topo o tipo de fonte de renda possível. 
 
A receita é usada para bancar as despesas do clube - de auxiliares de limpeza a manutenção de estádios até salários milionários para os seus principais jogadores. Nesse sentido, quem arrecada mais consegue também os melhores profissionais, equipamentos e tudo o que um time necessita para transformar atletas em máquinas do esporte. 
 
Os clubes superavitários são escassos, especialmente após o início da pandemia, que fez a arrecadação da maior fonte de renda, a venda de ingressos, secar de uma hora para outra. No entanto, a situação já era crítica: um exemplo é o CT Ninho do Urubu, alojamento do Flamengo, que pegou fogo e fez 10 vítimas em 2019 devido a sua condição precária por falta de investimentos.

Cultivando relacionamentos

Dentro e fora das quadras, é ideal que os jogadores mantenham relações com pessoas que, além de companheirismo, amizade e carinho, possam oferecer vantagens para a carreira esportiva. 
 
Os meio-campistas Xavi e Iniesta, que atuaram juntos no Barça e na seleção espanhola, revolucionaram o futebol. Devido a seu entrosamento, a dupla serviu passes aos companheiros de ataque e conquistaram mais de 20 títulos. Eles são verdadeiras lendas do futebol. 
 
Já o jogador Huck Paraíba viu seus anos de dedicação praticamente irem por água abaixo ao trocar a sua esposa pela sobrinha e ter a sua separação acompanhada pela mídia. Ele chegou a perder patrocínios e não renovou com o Shanghai SIPG, onde atuava na época, e retornou ao Brasil. Hoje, está no Atlético Mineiro. 
 
Aproveite e acesse a KTO apostas online para conhecer mais sobre os jogadores do seu time de coração e apostar naqueles mais promissores. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)