Notícias | Cidades
Cemig reforça alerta sobre ocorrências de golpes contra clientes no Sul de Minas
Com assessoria | 25/05/2021 - 14:30:25

Criminosos estão usando o nome da empresa para enganar a população e extorquir dinheiro; confira as dicas para não se tornar vítima

 
A Cemig identificou, nesta semana, novas tentativas de golpes contra seus clientes no Sul de Minas. Estelionatários e pessoas de má-fé têm utilizado o nome da companhia para extorquir dinheiro. A Cemig alerta que os clientes devem ficar atentos às formas de pagamentos e de cobrança feitas pela Cemig para evitar se tornar vítimas.
 
As tentativas de golpe identificadas na região têm acontecido por meio de contato telefônico e, na maioria dos casos, aplicado contra estabelecimentos comerciais, como hotéis, restaurantes,  padarias, açougues e comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig e  dizem ser representantes da “4ª Vara Federal” ou da “Justiça Federal” e que a ligação é para cobrar um possível débito existente. 
 
Afirmam que, se a dívida não for paga em um prazo curto, a Cemig suspenderá o fornecimento de energia no local. O cliente é então orientado a ligar para um telefone 0800. Após o contato, o cliente recebe instruções para fazer uma transferência bancária ou recebe um boleto bancário com dados falsificados,  em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à “Cemig Distribuição”.
 
Geralmente, essa ligação é feita por meio de um telefone 0800, sendo três os números mais comuns utilizados pelos estelionatários: 0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783.
 
A Cemig ressalta que as suas equipes são treinadas para confirmar os dados cadastrais dos clientes bem como dos débitos que motivaram a ligação, reforçando a veracidade da sua atuação. Os clientes que possuem débitos cobrados judicialmente pela Cemig são formalmente notificados pela Justiça para se manifestarem sobre a cobrança. Essa notificação é realizada, normalmente, por correspondência – dificilmente por telefone.
 
Cuidados a serem tomados
 
Ao receber uma cobrança via telefone, a Cemig recomenda que os clientes liguem imediatamente para o “Fale com a Cemig”, por meio do número 116, para verificação da autenticidade do contato. Além disso, a consulta de valores pendentes pode ser realizada por meio do WhatsApp (31-3506-1160), Telegram (@cemigbot), por SMS pelo número 29810 e, também, pelo App Cemig Atende e Agência Virtual.
 
Em casos de tentativa de golpe, a Cemig orienta que seja registrado boletim de ocorrência para a segurança do cliente e para que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, possa conduzir a devida investigação.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Dia da padroeira é celebrado hoje - 26/07/2021
A Paróquia de SantAna em Varginha está em festa; hoje, segunda-feira, 26 de julho, é celebrado o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.
Na última sexta-feira - 26/07/2021
A Polícia Militar recebeu denúncia na última sexta-feira (23), por volta das 21h30, de que um preso domiciliar havia mudado de uma casa na Rua Luís Adilson Franco, bairro Capetinga em Elói Mendes ...
Na última sexta-feira - 26/07/2021
Um homem, de 31 anos, acabou detido na última sexta-feira (23), por volta das 18h30, no bairro Santa Maria em Varginha.
E essa semana tem mais! - 26/07/2021
Um levantamento divulgado pela Emater-MG de Varginha, mostrou que várias áreas da cidade foram atingidas pelas geadas do inverno intenso que o Sul de Minas vem vivenciando.
73% das cidades - 26/07/2021
Na última semana, a luta contra a covid-19 em Minas Gerais ganhou pitadas de esperança; uma queda consistente da taxa de óbitos em todas as localidades mineiras se concretizou!
Na tarde deste domingo - 26/07/2021
Um homem, de 42 anos, foi preso na tarde deste domingo (25), enquanto tentava furtar uma construção na Rua Delfim Moreira, no Centro de Varginha.
Na manhã deste domingo - 26/07/2021
Na manhã deste domingo (25), a Polícia Militar de Varginha conseguiu recuperar um veículo que havia sido furtado em Paraguaçu.
A partir de hoje - 26/07/2021
A partir desta segunda-feira (26), o Via Café Garden Shopping será mais um ponto de vacinação contra a Covid-19, em Varginha.
Esporte - 26/07/2021
Caiu a invencibilidade de cinco jogos sem perder! O Boa Esporte foi até Araraquara neste final de semana e acabou derrotado por 2x0 para a Ferroviária, que é líder disparada do Grupo A06 da Série D do Campeonato Brasileiro.
Nesta segunda-feira - 26/07/2021
A comunidade São Paulo Apóstolo, do bairro Três Bicas, terá novamente um dia na semana com celebração da missa.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)