Notícias | Cidades
Seminarista que está fazendo pastoral na Paróquia de Fátima em Varginha foi instituído ao Ministério de Acólito
Iago Almeida / Varginha Online | 21/05/2021 - 17:12:31

Em celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, nesta quinta-feira (20), o seminarista Rafael Sebastião da Silva, que é natural de Carrancas e morou em Varginha antes de entrar no seminário, foi instituído ao Ministério de Acólito, dando mais um passo importante rumo ao Sacerdócio. A celebração aconteceu na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Paróquia do Cristo Bom Pastor, em Elói Mendes-MG.

Em entrevista exclusiva com o Varginha Online, o seminarista afirmou que "ontem foi uma noite muito especial. Receber o ministério de acólito nos aproxima ainda mais do sacerdócio pelo serviço do altar e da comunhão eucarística nas celebrações e aos enfermos", enfatizou. Confira a entrevista completa abaixo.
 
Foto: Caroline Cristina e Pedro Henrique / Pascom Paróquia do Mártir
 
Durante a celebração desta quinta-feira, a Diocese da Campanha, por meio da Comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC), instituiu também como leitores os seminaristas Gabriel Henrique da Silva (que também conversou com exclusividade com o VOL), Guilherme Augusto Portugal e Tobias de Oliveira Coelho, e como acólitos, os seminaristas Bruno Morais Xavier, Maycon Lucas dos Santos, Rafael Sebastião da Silva e Sandro Araújo.
 
Primeiros passos rumo ao Seminário
 
Rafael contou que nasceu e cresceu em Carrancas, onde ficou até os 18 anos, quando se mudou para Varginha para tentar um futuro melhor através da faculdade. "Não tinha uma vida de Igreja. Até que em 2011, quando estudava no Senai, fui convidado por um colega para participar de um retiro espiritual jovem. Não fazia ideia do que era isso, mas fui. Foi no Encontro Caminhando com Jesus, da Comunidade Católica Aliança El Shaddai, que minha vida mudou. Daí em diante passei a ter uma participação ativa na Igreja", contou.
 
O jovem buscou a catequese de adultos na Paróquia de Sant´Ana, em Varginha, onde foi crismado no mesmo ano, na data de 07/12/2011. "Comecei a participar de grupo de jovens e grupo de oração da RCC até que em 2012 senti o chamado mais forte, num retiro do grupo JABC (Jovens Adoradores em Busca de Cristo) da Paróquia de Sant´Ana. Fiz encontro vocacional inicialmente com padres dehonianos, mas decidi pela Diocese da Campanha. Entrei no dia 09/02/2014", completou Rafael. 
 
Foto: Caroline Cristina e Pedro Henrique / Pascom Paróquia do Mártir
 
Pastoral na Paróquia de Fátima, em Varginha
 
A paróquia de origem do seminarista, em Varginha, é a Paróquia Frei Galvão, que foi desmembrada da Paróquia de Sant´Ana, recentemente. Agora, neste ano de 2021, Rafael voltou à cidade para serviços pastorais na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. 
  
"Tive a graça de ficar em Varginha no meu último ano de formação. A experiência aqui na Paróquia de Fátima está sendo maravilhosa, mesmo com todas restrições pastorais. É um grande aprendizado trabalhar com o Padre Luiz Augusto, que esse ano completa 40 anos de sacerdócio. A comunidade me acolheu muito bem e tenho ajudado naquilo que o nosso tempo permite: liturgia, música etc", contou ele. 
 
"Residindo aqui na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, durante as manhãs de segunda a sexta fico por conta dos estudos teológicos online. Na Paróquia, como disse mais acima, tenho auxiliado na liturgia, música, acólitos e formações diversas", completou.
 
Foto: Caroline Cristina e Pedro Henrique / Pascom Paróquia do Mártir
 
Próximos passos no Seminário Diocesano
 
A formação inicial para os seminaristas engloba oito anos: 1 ano de propedêutico, 3 filosofia, 4 teologia. Rafael está cursando o 4º ano de Teologia, última dessa etapa inicial. E, agora, recebido o ministério de acólito, eles aguardam para daqui a alguns meses participarem do rito de Admissão às Ordens Sacras, que ainda será marcado. 
 
"Terminando o estudo em dezembro a partir do início do outro ano, somos enviados para estágio em uma paróquia da diocese, nesse período vamos nos preparando para ordenação diaconal e depois ordenação presbiteral", explicou o seminarista. 
 
"São os últimos meses de estudo, os mais intensos por sinal, estou elaborando o TCC, pesquisando sobre a Concepção do Espírito Santo na História da Igreja e seu resgate experiencial com o surgimento da Renovação Carismática Católica. Sigo firme na caminhada vocacional dedicando-me muito aos estudos, vida espiritual e pastoral. Quero fazer com muito prazer a vontade de Deus", encerrou Rafael. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Dia da padroeira é celebrado hoje - 26/07/2021
A Paróquia de SantAna em Varginha está em festa; hoje, segunda-feira, 26 de julho, é celebrado o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.
Na última sexta-feira - 26/07/2021
A Polícia Militar recebeu denúncia na última sexta-feira (23), por volta das 21h30, de que um preso domiciliar havia mudado de uma casa na Rua Luís Adilson Franco, bairro Capetinga em Elói Mendes ...
Na última sexta-feira - 26/07/2021
Um homem, de 31 anos, acabou detido na última sexta-feira (23), por volta das 18h30, no bairro Santa Maria em Varginha.
E essa semana tem mais! - 26/07/2021
Um levantamento divulgado pela Emater-MG de Varginha, mostrou que várias áreas da cidade foram atingidas pelas geadas do inverno intenso que o Sul de Minas vem vivenciando.
73% das cidades - 26/07/2021
Na última semana, a luta contra a covid-19 em Minas Gerais ganhou pitadas de esperança; uma queda consistente da taxa de óbitos em todas as localidades mineiras se concretizou!
Na tarde deste domingo - 26/07/2021
Um homem, de 42 anos, foi preso na tarde deste domingo (25), enquanto tentava furtar uma construção na Rua Delfim Moreira, no Centro de Varginha.
Na manhã deste domingo - 26/07/2021
Na manhã deste domingo (25), a Polícia Militar de Varginha conseguiu recuperar um veículo que havia sido furtado em Paraguaçu.
A partir de hoje - 26/07/2021
A partir desta segunda-feira (26), o Via Café Garden Shopping será mais um ponto de vacinação contra a Covid-19, em Varginha.
Esporte - 26/07/2021
Caiu a invencibilidade de cinco jogos sem perder! O Boa Esporte foi até Araraquara neste final de semana e acabou derrotado por 2x0 para a Ferroviária, que é líder disparada do Grupo A06 da Série D do Campeonato Brasileiro.
Nesta segunda-feira - 26/07/2021
A comunidade São Paulo Apóstolo, do bairro Três Bicas, terá novamente um dia na semana com celebração da missa.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)