Notícias | Esportes

Os quatro brasileiros que conquistaram a Chuteira de Ouro da Bundesliga Alemã

Da redação | 18/05/2021 - 10:33:02
No final dos anos 1990 / início dos anos 2000, os brasileiros faziam barulho na Bundesliga alemã. Jogadores como Jorginho, Giováne Élber, Paulo Sérgio, Lúcio e Zé Roberto se tornaram nomes conhecidos em toda a Europa por suas façanhas na Alemanha e muitos desses jogadores ajudaram seus respectivos clubes a ganharem títulos.
 
Quatro brasileiros já colocaram as mãos na Chuteira de Ouro da Bundesliga, uma conquista que, na época de seus feitos individuais, costumava ser dominada por jogadores alemães. Então, vamos dar uma olhada nos quatro craques que mudaram as tendências ao ganhar o prêmio de artilheiro. 
 
Amoroso – 2001-02
 
Na temporada 2001-02, Amoroso do Borussia Dortmund, que ajudou o Brasil a conquistar a Copa América, em 1999, se tornou o primeiro brasileiro a ser premiado a Chuteira de Ouro da Bundesliga. Se tornou o primeiro brasileiro a ser premiado a Chuteira de Ouro da Bundesliga. Selecão a qual são os favoritos a vencer novamente nesta temporada, se você quiser saber palpites e prognósticos para apostar na Copa América 2021. Foi a primeira temporada de Amoroso na Alemanha, depois que Dortmund o trouxe do Parma naquele verão Europeu, onde ele marcou 18 gols em 31 jogos na conquista do título da Bundesliga pelo Borussia. A Chuteira de Ouro foi compartilhada com o alemão, Martin Max, do 1860 Munique. Foi o terceiro prêmio de melhor artilheiro de Amoroso em sua carreira, após conquistar o prêmio no Brasileiro da Série A com o Guarani e o prêmio na Série A italiana com a Udinese.
 
Élber – 2002-03
 
O Brasil teve dois ganhadores consecutivos, com Élber dividindo o prêmio com o espanhol Thomas Christiansen, que jogou pelo Vfl Bochum, na temporada 2002-03. Élber começou sua carreira na Bundesliga em 1994 no VfB Stuttgart, marcando 41 gols na Bundesliga em 87 jogos, antes de se transferir para o Bayern três anos depois. Foi em Munique que teve mais sucesso, ganhando quatro títulos da Bundesliga, três DFB-Pokal e a Liga dos Campeões. Sua conquista da Chuteira de Ouro veio na temporada 2002-03, quando marcou 21 vezes em 33 jogos.
 
Aílton – 2003-04
 
O atacante do Werder Bremen, Aílton, marcou a terceira conquista consecutiva da Chuteira de Ouro por brasileiros na temporada 2003-04. O time alemão é indiscutivelmente o único clube onde o andarilho, que jogou por mais de 20 clubes ao longo de suas duas décadas de carreira, realmente se encontrou. Aílton passou seis temporadas no Werder Bremen, marcando 88 gols em 169 jogos da Bundesliga. Foi em sua última temporada no clube que conquistou a Chuteira de Ouro, marcando 28 gols em 33 partidas, sendo o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio de forma definitiva. No final daquela temporada, transferiu-se para o Schalke, de onde as transferências eram quase mais comuns do que os gols.
 
Grafite – 2008-09
 
Cinco anos depois, foi o quarto brasileiro a colocar as mãos na Chuteira de Ouro da primeira divisão alemã. Grafite foi para o VfL Wolfsburg vindo do Le Mans, da Ligue 1 francesa, em 2007, e em sua segunda temporada no clube marcou impressionantes 28 gols em 25 jogos no campeonato. Não só foi suficiente para o atacante, que jogou quatro vezes pelo Brasil, conquistar a Chuteira de Ouro, mas também ajudou demais o Wolfsburg a conquistar um raro título da Bundesliga. Ele também ganhou o prêmio de Jogador da Temporada da Bundesliga e o Gol mais bonito do Ano.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)