Notícias | Cidades

Pastoral da Comunicação cresce e evangeliza fiéis por meio dos canais digitais nas paróquias de Varginha

Iago Almeida | 17/05/2021 - 17:35:11

A comunicação tem se tornado um pilar importante da Igreja. E neste tempo de pandemia, reforçou ainda mais a importância do uso dos canais digitais como uma rica ferramenta de evangelização, oração e comunhão com o povo de Deus. Desde que as missas começaram a ser transmitidas online, muitas paróquias tiveram que se estruturar e montar equipes para na Pastoral da Comunicação. 

"A  PASCOM tornou-se uma pastoral fundamental na vida das Dioceses, Paróquias e Comunidades, e foi possível mostrar a verdadeira essência do nosso trabalho, para que as pessoas compreendam a comunicação como um processo e como relação, e que vai muito além do que simplesmente tirar uma foto ou fazer postagens nas redes sociais. Buscamos ser uma pastoral criativa e ponte com a sociedade, na perspectiva da Igreja em Saída, comunicando o Evangelho e criar unidade", afirmou a coordenadora da Pascom da Paróquia do Mártir São Sebastião, em Varginha, Caroline Cristina Felipe. 
 
Neste domingo, 16 de maio, foi comemorado o Dia Mundial das Comunicações Sociais. E, o jornalista Flávio Maia Custódio e o seminarista João Paulo Carvalho, que fazem parte da equipe de Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação – Pascom, da Diocese da Campanha, explicam que, como para todos os setores da sociedade, a pandemia foi uma surpresa, fazendo com que as igrejas fossem fechadas e os fiéis não tivessem a possibilidade ir à missa. Com isso, as paróquias tiveram que usar plataformas, como Facebook e Youtube, para a transmissão das missas e atividades.
 
"Foi uma correria, pois muitas paróquias não possuíam pastoral organizada, muito menos equipamentos disponíveis.Os agentes foram guerreiros pois não possuíam formação técnica necessária e buscaram se aprimorar na prática. E, além disso, se dispuseram a quebrar o isolamento social, indo diariamente às diversas igrejas", afirmaram. 
 
Flávio lembrou ainda que, durante o período mais severo da pandemia, que foi de março a julho do ano passado, a Pascom diocesana investiu em formações on-line para os agentes das diversas comunidades. "Essas formações foram de ordem técnica e espiritual. Os canais diocesanos de informação também foram incrementados: houve maior investimento pastoral no Facebook e a criação de um canal do Spotify", contou. 
 

 
Cônego Marcos Antônio Menezes, padre responsável pela Pascom na Diocese, disse que a pastoral já era uma realidade em grande parte das paróquias da Diocese da Campanha (atualmente com 70 paróquias); porém atuavam de maneira mais orgânica, produzindo programas de rádio e informativos; apenas algumas se aventuravam em transmissões on line. 
 
"Entretanto, com a pandemia, as atividades migraram para os meios digitais. E aqueles que possuíam espaço nas rádios locais, mantiveram e incrementaram as transmissões nessa mídia. A Diocese da Campanha interrompeu a celebração das missas com o povo em 17 de março de 2020 e retornou em 01º de agosto (a depender da realidade de cada cidade). Algumas cidades abriram as igrejas e depois tiveram que fechar novamente", lembrou ele. 
 
A Pastoral da Comunicação está ganhando forma nas paróquias de Varginha. Das nove, algumas já possuem equipes estruturadas que continuam levando aos fiéis muita evangelização e oração através de meios digitais e impressos, contribuindo para a 
 
Paróquia São José
 
Pelas redes sociais, a Paróquia São José, com sede no bairro Vila Barcelona, agradeceu aos membros da Pascom na comunidade, citando uma bela frase em uma publicação: "Ide ao mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura".
 
 
"Neste dia em que a Igreja celebra a Ascensão de Nosso Senhor aos céus, ela também nos convida a voltarmos nossos olhares e de modo especial elevar a Deus uma súplica por todas pessoas que tem a missão de evangelizar através das Comunicações Sociais. Neste dia Mundial da Comunicação, roguemos ao Senhor Jesus, comunicador por excelência, que abençoe todos agentes da Pascom de nossa Diocese da Campanha, em especial aos de nossa paróquia, que em virtude aos tempos vividos vem se empenhando para levar a mensagem do Senhor através de nossas mídias de comunicação social. Deus os abençoe!", escreveu a paróquia nas redes sociais.
 
Paróquia do Mártir
 
A Pastoral da Comunicação completou dois anos na Paróquia do Mártir. Em razão disso, um vídeo foi produzido pelos membros para celebrar a data e apresentar os trabalhos que vêm sendo realizados na matriz do Mártir e comunidades. 
 

 
"Neste dia em que a Igreja celebra o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, rezemos pelos membros da Pascom da Paróquia do Mártir e todos os comunicadores espalhados no mundo inteiro, para que não se cansem de propagar o Evangelho de Nosso Senhor, a fim de que os ensinamentos de Cristo não sejam ofuscados. E se você conhece alguém que gosta e tem habilidades com mídias sociais, compartilhe este vídeo, vamos fortalecer esse time de comunicadores católicos!", escreveu a paróquia pelas redes sociais. 
 
"Os agentes da pascom têm realizado um valioso trabalho, para manter viva a fé e o sentido de pertença eclesial dos fiéis. E este tem sido um tempo de muito aprendizado, crescimento e amadurecimento para todos nós. Aproveito para agradecer os agentes da Pascom do Mártir que seguem firmes em sua missão, a fim que que os ensinamentos de Cristo não sejam ofuscados. Levando a fé e a esperança a muitos corações", completou a coordenadora da Pascom do Mártir, Caroline Cristina Felipe.
 
Paróquia Cristo Luz dos Povos
 
Também pelas redes sociais, a Paróquia Cristo Luz dos Povos, com sede no bairro Nossa Senhora Aparecida, agradeceu os agentes da pastoral da comunidade. "Rezamos neste dia em que a igreja celebra o dia mundial das comunicações pelos membros da Pascom de nossa paróquia, diocese e do mundo todo e também por todos os comunicadores. Que Deus os abençoe imensamente", afirmou.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)