Notícias | Cidades

Após denúncia por causar poluição, empresa é fiscalizada e autuada pela Polícia Ambiental na região

Iago Almeida | 14/05/2021 - 15:49:22

Na manhã desta quinta-feira (13), os militares do 1º Pelotão PM MAmb de Lavras, encerraram a fiscalização e concluíram o Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) em uma empresa de Lavras/MG, a qual havia sido denunciada por causar poluição em recursos hídricos.

 
Diante da denúncia, foi realizada uma fiscalização detalhada na área acompanhada de representantes da Polícia Civil (Perito) e da Agência Regional de Proteção Ambiental – ARPA Rio Grande. A finalidade foi vistoriar o local e coletar amostras de material para análise laboratorial. Este procedimento visou identificar os eventuais danos ambientais denunciados e analisar o enquadramento dos parâmetros do material amostrado quanto ao estabelecido na legislação, em especial com a DN Conjunta COPAM/CERH-MG 01/2008.
 
Com base nos resultados dos ensaios laboratoriais, foi elaborado um relatório técnico pela equipe da ARPA Rio Grande, que subsidiou a autuação pela PM MAmb na confecção do auto de Infração Ambiental e na imputação de fato criminal aos responsáveis pelo empreendimento.
 
 
De acordo com os resultados das análises laboratoriais, a carga bioquímica lançada nos efluentes tratados pela empresa, alterou significativamente a qualidade do solo e da água do corpo hídrico, sendo passível de prejuízo para a fauna e flora local, além de riscos à saúde pública. Sendo assim, os documentos produzidos foram encaminhados para a Autoridade de Polícia Civil e para o Representante do Ministério Público. Por fim, foram sugeridas medidas de mitigação e minimização dos danos ambientais oriundos das atividades desenvolvidas pelo empreendimento.
 
"A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça a informação que os estabelecimentos licenciados estão sujeitos a fiscalização quanto aos critérios ambientais, e eles devem sempre atender aos parâmetros e níveis de emissão de substâncias poluentes, agindo de acordo com licenciamento e condicionantes para funcionamento", afirmou a PMMA.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)