Notícias | Policiais

Nove homens foram presos por pesca ilegal na região e 20,6 kg de peixes apreendidos

Iago Almeida | 10/05/2021 - 15:53:14

A Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras (6ª Cia PM MAmb) efetuou uma grande operação, culminando com a prisão de 09 homens, além do recolhimento de material de pesca e peixes, neste final de semana na região. Eles estavam cometendo o crime de pesca ilegal, na área permanentemente proibida do Rio Grande no município de Ribeirão Vermelho, na manhã de sábado (08).

 
"O ato criminoso dos autores provoca um prejuízo direto à fauna ictiológica e ao patrimônio natural de toda a população. Essa modalidade de crime, onde o autor se apodera do capital natural da população e ganha dinheiro de forma ilícita, só acontece porque há pessoas dispostas a comprar ou consumir o produto ilícito. Além de fomentar o crime, a pessoa que compra e consome esse pescado está colocando sua vida em risco, uma vez que não é raro, nas apreensões que são feitas, os peixes estarem impróprios para o consumo humano, devido aos fatores de higiene, manipulação inapropriada e refrigeração", afirmou a PMMA.
 
Com os autores foram apreendidos 08 molinetes, 05 varas de fibra e 22 varas telescópicas. Ao todo, foram recolhidos 20,6 quilos de pescado da espécie piapara. Os autores, bem como todo o material, exceto o pescado, foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Lavras, onde foram lavrados os devidos autos de infração ambiental.
 
O pescado apreendido foi refrigerado e passará por análise avaliativa da vigilância sanitária de Lavras. Caso esteja apropriado para o consumo humano, será doado para instituição filantrópica. Caso esteja impróprio ao consumo humano, será descartado de maneira ambientalmente correta. Os peixes que estavam vivos foram depositados novamente às águas.
 
O crime cometido pelos autores está capitulado pela Lei Federal 9.605/98 e Decreto Estadual 47.383/18. A Portaria 093/2004 do IEF define a área da ponte rodoferroviária de Ribeirão Vermelho até a usina do Funil como área permanentemente proibida a toda modalidade de pesca.
 
"Não fomente o crime. Adquira o pescado de locais devidamente registrados de onde você poderá ter a segurança de um produto de qualidade para você e sua família. Adquirir pescado, mais barato, sem comprovação de origem, pode lhe causar problemas de saúde. O crime persiste quando nós o fomentamos", explicou a PMMA.
 
Informações ou denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: pmambientallavras@gmail.com.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)