Já tem algumas décadas que o futebol deixou de ser apenas um esporte e passou a ser um dos negócios mais rentáveis do mundo. E para que a receita dos clubes seja cada vez mais próspera não basta apenas colocar 11 jogadores em campo para fazerem seu melhor, envolve muito mais coisas e o Barcelona sabe bem fazer seu ‘dever de casa’.
Considerado um dos maiores clubes de futebol do mundo, o Barça investe pesado em sua imagem de time perfeito. Com o slogan ‘Mais que um clube’, ele consegue estabelecer uma ideia de que é maior que todos os outros e não só porque apresenta um desempenho impecável, mas principalmente pela credibilidade atribuída a sua marca. Com admiradores espalhados por todo o mundo, o Barcelona é sucesso entre os amantes de futebol e casas de apostas esportivas, como a
bet365.
Num documentário dividido em 8 episódios, o clube usa da técnica de storytelling (contar histórias) para envolver e conquistar ainda mais sua audiência. Matchday FC Barcelona foi lançado no ano de 2020, um ano que não foi dos melhores para a equipe.
Defender a camisa do Barça é o sonho de muitos jogadores profissionais. Os depoimentos dos seus principais craques sobre o clube deixam claro o orgulho que eles têm em fazer parte dessa história. Isso porque além de as estratégias de marketing trabalhar bem a imagem e credibilidade do clube, ela ainda valoriza os jogadores. A frase, “Aqui, poucos escolhidos podem entrar”, eleva a capacidade dos seus craques e os coloca num patamar diferenciado dos jogadores dos demais clubes.
O documentário foi criado pelo Barça Studios em parceria com a Rakuten H Collective Studio, produtora da empresa, e a Kosmos Studios e Producciones del Barrio, produtora que é pertencente ao jogador Piqué, zagueiro do Barcelona. Os episódios contam os bastidores da temporada 2018/2019.
“Como principal parceiro global do FC Barcelona desde 2017 e comprometida em inspirar as pessoas através do poder do esporte, a Rakuten está em uma posição única para apresentar este novo documentário para fãs de todo o mundo”, comentou Rahul Kadavakolu, chefe do negócio global de esportes da Rakuten.
Além das competições e dos clássicos com seu principal rival, o Real Madrid, os episódios trazem cenas do cotidiano dos jogadores, momentos de descontração nos vestiários e suas relações familiares. Para quem ama futebol, empreendedorismo e marketing, vale muito a pena assistir o material. O documentário está disponível na plataforma de streaming Netflix.