Notícias | Agronegócio

Minas Gerais movimenta 142,7 milhões de aves e ovos férteis em março

Com assessoria | 22/04/2021 - 21:36:51

Em março deste ano, Minas Gerais movimentou 142,7 milhões de aves e ovos férteis. O levantamento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é baseado em dados das Guias de Trânsito Animal (GTAs) emitidas durante o período. Na comparação com igual mês de 2020, houve aumento de 6,60% no abate, 17,59% na engorda e de 30,91% na incubação de ovos férteis.

 
A maior parte do trânsito (95,84%) foi distribuída entre incubação (37,58%), abate (30,98%) e engorda (27,28%), com 53.656.239 ovos férteis encaminhados para a incubação, 44.232.530 aves abatidas e 38.940.098 pintos de um dia para engorda. O restante da movimentação (4,16%) compõe outras finalidades.
 
O cenário mostra o rigor do controle sanitário de aves e ovos transportados respeitando os princípios de biosseguridade. Izabella Hergot, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola do IMA, explica que o aumento do trânsito para as três finalidades impulsiona a demanda por GTAs. “Embora o setor avícola de corte esteja passando por um delicado momento em razão da pandemia, exigindo mais atenção com os seus colaboradores e, ainda, considerando o aumento dos custos, principalmente milho e insumos, o levantamento comprova que a avicultura permanece em constante desenvolvimento”, argumenta.
 
Movimentar animais corretamente seguindo as normas contribui com a ponta da cadeia produtiva. O objetivo da GTA é garantir a segurança sanitária das aves transportadas bem como manter a rastreabilidade em situações emergenciais.
 
“A fiscalização do IMA permanece remota. Contudo, em situações necessárias, de forma presencial. Apesar da pandemia, acompanhamos de perto o trânsito de aves, cujos relatórios são extraídos eletronicamente”, informa Izabella.
 
Guia de Trânsito Animal
 
Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a GTA é o documento sanitário oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre origem, destino, finalidade, espécie e vacinações. Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão do documento.
 
Defesa na Avicultura
 
Minas é referência no desenvolvimento de ações de defesa sanitária voltadas para a Avicultura. As medidas de biosseguridade e o controle do trânsito de aves se tornaram as principais formas de proteção das granjas.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)