Notícias | Covid-19

Governador Romeu Zema confirma Sul de Minas fora da Onda Roxa

Iago Almeida | 15/04/2021 - 12:51:54

Atualizado em 16/04/2021 - 12h25

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (15), o governador Romeu Zema anunciou que mais de 60% do estado vai evoluir da onda roxa, a mais restritiva de todas, para a vermelha, inclusive o Sul de Minas, o que impacta em Varginha. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado, e entra em vigor neste sábado (17/4).

A Onda Vermelha é optativa aos muncípios e têm medidas menos rígidas, permitindo, por exemplo, o funcionamento de atividades não essenciais com limite do uso da capacidade. Varginha nunca aderiu ao programa do governo estadual quando a adoção não é obrigatória.
 
Além do Sul de Minas, avançarão para a onda vermelha as macrorregiões do Jequitinhonha, Norte, Sudeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte; isso equivale a 60 a 70% de Minas Gerais, segundo o governador, que afirmou ainda o esforço imposto pela onda roxo ao longo de até quatro semanas, fez com que os indicadores que monitoram a pandemia melhorassem.
 
"Graças ao esforço da onda roxa, que em algumas regiões já dura quatro semanas, em outras mais do que isso, obtivemos melhorias de indicadores e tudo aponta que continuaremos a ter, porque a pandemia, a questão dela, sempre tem um efeito retardado. De acordo com isso, com decisões técnicas da Secretaria da Saúde, estamos com várias regiões avançando da onda roxa para a onda vermelha, dentre elas a Região Metropolitana de Belo Horizonte e também a cidade de Curvelo, a microrregião de Manhuaçu e também o total da região Triângulo Norte e Sul, partes que ainda não estavam incluídas. As macro Jequitinhonha, idem, também, a macro Norte, lembrando que apenas parte dela estava, Sudeste e Sul. Então, o estado, provavelmente em termos de área, 60%, 70% dele está agora já na onda vermelha. Uma evolução muito grande", disse Zema.
 
"É uma evolução muito grande, mas estamos longe de termos conforto, ainda temos um sistema hospitalar que opera com carga pesada. (...) Temos que lembrar que precisamos continuar tomando os cuidados", completou o governador.
 
Na última semana, Minas Gerais registrou aumento de 4,01% no número de casos e 6,81% nos óbitos, o que justifica a progressão de onda apenas nas regiões que apresentaram melhores resultados na incidência da doença e também na ocupação dos leitos. A positividade da covid-19 está em 44% em todo o Estado.
 
Mais vacinas para os mineiros
 
O governador também disse que Minas Gerais vai receber mais 600 mil doses de vacinas contra a Covid-19 até esta sexta-feira (16). As vacinas devem chegar às Regionais de Saúde no início da próxima semana, para serem distribuídas aos municípios. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)