Notícias | Covid-19

Novo estudo da Unifal aponta estabilidade em número de mortes em Varginha

Iago Almeida | 14/04/2021 - 16:16:39

Com o objetivo de verificar o perfil epidemiológico e possíveis correlações entre parâmetros de saúde e a evolução da doença nacional e regionalmente, pesquisadores da UNIFAL-MG desenvolvem o projeto de Iniciação Científica ´´Indicadores Covid-19´´, a fim de monitorar, por meio de boletins semanais, o número de casos confirmados, recuperados, internados e óbitos. 

Na edição desta semana do Boletim Indcovid, o estudo apontou uma melhora no quadro epidemiológico de novos casos no sul de Minas, mas ainda crescimento de mortes e de internações. Entretanto, Pouso Alegre, Passos e Três Pontas apresentaram tendência de alta em casos novos.
 
Até agora, abril parece ser o pior mês em mortalidade na região. Enquanto isso, Varginha conseguiu passar de crescimento para estabilidade no percentual de mortalidade. 
 
O projeto é coordenado pelo epidemiologista e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, e conta com a participação das pesquisadoras Ana Carolina Carvalho da Silva, acadêmica do curso de Farmácia, e Ana Clara Figueredo Dias, do curso de Biomedicina.
 
Recorde média semanal de mortes
 
No dia 11/04 foi registrado o recorde de média semanal de mortes com 45 óbitos diários e no dia seguinte registrou–se uma média de 42 óbitos por dia na semana. Esse número representa um aumento de 72% nas mortes normalmente registradas na região diariamente. É um fato inédito e configura uma tragédia sanitária nunca vista no histórico de registro de mortalidade na região sul-mineira.
 
Situação no estado de Minas Gerais
 
O estado de Minas Gerais, embora ainda permanecendo com tendência de estabilidade no número de casos, apresentou um crescimento de 26% de sua média semanal do dia 05 para o dia 12 de abril, indo de 7.907 para 9.946. Além disso, a tendência de estabilidade em internações, que havia uma semana antes, se reverteu para crescimento no último dia 12, tendência ainda também crescente no número de mortes.
 
Efeitos da Onda Roxa nas regiões do estado
 
No primeiro dia da Onda Roxa, 12 das 14 regiões de Minas Gerais estavam com tendência de crescimento de casos novos, no dia 12 de abril esse total baixou para 2. Apenas 3 municípios, dos dez mais populosos do sul de Minas, apresentam tendência de alta em casos novos: Pouso Alegre, Passos e Três Pontas. 
 
Mas, é Pouso Alegre que vive a pior situação entre os maiores do sul de Minas, porque é o único que apresenta simultaneamente tendência de crescimento de casos, internações e óbitos. Para a cidade, projeta–se nos próximos dez dias uma demanda aproximada de 103 internações e um aumento de 30 mortes para o início de maio.
 
Mortalidade
 
Em mortalidade, a situação melhorou em Passos, Itajubá e Alfenas, indo de crescimento para diminuição e em Varginha passando de crescimento para estabilidade. Apesar disso, em Itajubá, se considerado o grande crescimento nas internações é de se supor um significativo aumento de mortes e possível reversão da tendência de diminuição da mortalidade.
 
Cobertura vacinal
 
A região sul atingiu uma cobertura vacinal dos idosos com 80 anos ou mais de 96% e 57%, respectivamente, de primeira e segunda dose. Na faixa de 75 a 79 anos, 90% das pessoas foram vacinadas com a primeira dose na região e na faixa de 70 a 74, 83%. Entre os dez maiores municípios em população destaque positivo para Pouso Alegre que se sobressaiu em cobertura com primeira e segunda dose nas faixas etárias prioritárias. E destaque negativo para Alfenas que registra apenas 63% e 24% de cobertura com primeira e segunda dose, respectivamente. Acesse na íntegra
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)