Notícias | Educação

IFSULDEMINAS realiza 1º Seminário de Pesquisa e Inovação a partir desta terça-feira

Com assessoria | 12/04/2021 - 15:11:24

De 13 a 16 de abril, acontece de forma virtual o 1º Seminário de Pesquisa e Inovação. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e pelo Polo Embrapii Agroindústria do Café do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e conta com a participação de palestrantes e parceiros de outras instituições convidadas.

 
Com a proposta de fazer uma abordagem do contexto científico e tecnológico de uma forma descomplicada, o intuito do Seminário é reunir a comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e estudantes dos níveis técnico, graduação e pós-graduação), comunidade externa e pesquisadores em geral, oportunizando a divulgação do conhecimento e sendo espaço para a elucidação de dúvidas, como explicou a pró-reitora da PPPI, Sindynara Ferreira. 
 
"A ciência nunca foi tão questionada e ao mesmo tempo necessária. As instituições de ensino possuem, com todas as adversidades que se apresentam, um papel fundamental para saídas inteligentes nas mais diversas crises. É necessário dar visibilidade às pesquisas científicas e tecnológicas, aos cientistas/pesquisadores brasileiros, destacando os impactos positivos na vida do ser humano, principalmente quando estas são financiadas por agências de fomento ou recursos públicos. A ciência não pode ficar em segundo plano, uma vez que está entrelaçada com o ensino, extensão e inovação. Neste sentido, é de suma importância trazer a sociedade para dentro desta discussão”, afirmou Sindynara Ferreira.
 
Programação
 
Ao longo dos quatro dias de programação on-line, haverá palestras, mesas redondas e curso. Serão tratados diversos temas, como a importância da iniciação científica na carreira acadêmica e profissional; ética na pesquisa; a participação feminina na geração de conhecimento científico; o papel facilitador da inovação na inserção do estudante no mercado de trabalho; a inovação na cafeicultura; a educação empreendedora como estímulo ao pensamento crítico, à análise de problemas complexos e à busca de soluções; e a lei da biodiversidade junto ao Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen).
 
As atividades serão transmitidas ao vivo pela TVIFSULDEMINAS, canal da instituição no Youtube, e não precisam de inscrição para serem acessadas. Apenas o curso Redação Científica, voltado para a comunidade interna, será realizado via Zoom e teve inscrição prévia de servidores até o dia 04 de abril. Após essa data, se houver vagas remanescentes, elas serão abertas a estudantes do IFSULDEMINAS interessados. O link para o curso será enviado diretamente ao e-mail do participante.
 
O evento traz parceiros e palestrantes vindos de instituições como IFFluminense, IFSP, IF Sudeste MG, IFNMG, IFMG, IFTM, IFRJ, Colégio Pedro II, CEFET MG, CEFET RJ, IFES, IFAM, IFPA, FACAMP, Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC), Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de servidores e estudantes do IFSULDEMINAS. Haverá certificado para os participantes. Confira a seguir a programação completa, o mini currículo dos convidados e os links para acessar e participar das atividades (clique na imagem para ampliar).
 
Confira a programação completa por dia, clicando aqui.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)