Notícias | Agronegócio

Documentário realizado em Varginha e região mostra conflitos da sucessão familiar no campo

Com assessoria | 07/04/2021 - 10:45:31

Os conflitos gerados pelas novas gerações no campo e a tradição rural são tema de um vídeo documentário realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da LEIC – Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O desenvolvimento do trabalho será das produtoras Fabs Comunication e Plata Digital, produtora de Varginha especializada em vídeos voltados para o agronegócio. 

 
A pré-produção está sendo realizada em parceria com lideranças comunitárias, cooperativas e secretarias municipais de cultura do Sul de Minas com apoio da lei de incentivo à cultura do governo de Minas. O vídeo documentário “Cultura na Roça, costumes e fazeres” pretende retratar histórias de oito famílias que têm as histórias impactadas pela sucessão familiar no campo. As gravações acontecem em Carmo de Minas, Três Corações, Varginha e Três Pontas.
 
A equipe do documentário busca no campo depoimentos das famílias que estão vivenciando as mudanças no ambiente rural com a chegada das novas gerações. Além disso, o trabalho mostra como a tradição da cultura rural vem se mantendo em ao choque geracional.
 
 
A equipe formada é por sociólogas, comunicólogos e especialistas do audiovisual fazem um grande trabalho de pesquisa que será documentado em um filme de 45 minutos. O trabalho está previsto para ser exibido em setembro de 2021, em programas e espaços televisivos e em formatos específicos para as redes sociais.
 
"O que vem sendo visto na pesquisa realizada até então é que, de forma geral, os jovens se distinguem da geração anterior pelo grau de escolaridade e pelos projetos individuais, assumem o patrimônio familiar sob novos paradigmas que muitas vezes incluem a formação profissional e a especialização técnica, que se somam ao capital cultural e material herdados dos antepassados na trajetória de construção de uma “nova tradição". Desta forma estarão presentes aspectos do saudosismo à roça do passado, o patrimônio cultural destas localidades, o conflito da tradição e modernidade nas relações com os descendentes, a gastronomia, a música, sobretudo a mineiridade, e a crescente mudança das atividades braçais - agora mecanizadas - serão aspectos recorrentes do documentário", afirmou a organização.
 
Para o roteirista do documentário, Guilherme Garcia, um dos objetivos do “Cultura na Roça” é tornar o vídeo um instrumento de reflexão para todos. “Dar voz a quem nunca é ouvido nesses temas, enquanto mostram lugares ainda não descobertos pelo turismo ou pela exploração econômica é uma forma de fortalecer a permanência da família no campo e a manutenção de da cultura”, ressalta.
 
Ficha técnica do Documentário 
 
- O vídeo documentário terá 45 minutos de duração e será conduzido pelos próprios depoimentos dos entrevistados;
 
- Será trabalhado para um formato nas diversas redes sociais, ou seja, poderá ser exibido em sua íntegra, em episódios;
 
- Estará disponível para TV, com a possibilidade de intervalos em caso deste formato;
 
- A narrativa dessa história será conduzida pelos relatos de (08) oito famílias;
 
- As gravações serão feitas em municípios da região Sul de Minas Gerais que têm tradição na produção de leite e café;
 
- A trilha sonora do vídeo será feita por músicos que valorizarão a música cancioneira de raiz.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)