Notícias | Educação

Unifal-MG está na 1ª colocação em ranking de transparência ativa das instituições públicas federais

Com assessoria | 25/03/2021 - 15:04:40

A Unifal-MG é uma das instituições públicas brasileiras a cumprir 100% dos itens de transparência ativa da Controladoria-Geral da União (CGU). A Instituição, assim como outras do Brasil que cumprem as exigências, está na 1ª colocação do “ranking da transparência” elaborado pela CGU.

 
“Os recursos que estão investidos na Universidade e demais órgãos públicos são fruto do trabalho do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras que têm o direito de saber o que fazemos e como fazemos para atingir os objetivos do poder público”, afirmou o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.
 
No final do ano passado a UNIFAL-MG cumpria 47 dos 49 itens necessários e estava na 2ª colocação entre as universidades federais e 11ª entre as instituições públicas de todo Brasil. Com as adequações, a Universidade atingiu a pontuação máxima e subiu para o 1º lugar do ranking. 
 
 
“Fazer parte do seleto grupo de, até o presente momento, 8 instituições federais que cumprem com todos os requisitos exigidos pela CGU, grupo este que inclui a própria CGU, é muito significativo para a UNIFAL-MG e fruto de trabalho conjunto com vários setores”, explicou a professora Kellen Rocha de Souza, autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à Informação e ouvidora da UNIFAL-MG.
 
Os dados da criação do “ranking da transparência” foram coletados, inicialmente, por um questionário respondido pelas instituições públicas federais na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Com as respostas, ao CGU acessou os sites oficiais para checar a veracidade das informações.
 
Segundo o professor Sandro Cerveira, o reconhecimento oficial do cumprimento de 100% dos itens de transparência ativa é o resultado do trabalho coletivo da Universidade. “São todos os setores e cada servidor ou servidora, juntamente com os terceirizados, que contribuem para que os dados possam ser acessados de maneira transparente e fácil”, explicou.
 
De acordo com o reitor, a UNIFAL-MG quer continuar sempre servindo e cumprindo o papel de oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade à sociedade brasileira. “Essa prestação de serviços públicos deve ser realizada com a boa gestão dos recursos públicos e com transparência para que a sociedade tenha sempre a tranquilidade de que estamos fazendo o máximo e o melhor”, finalizou.
 
O acesso à informação é um direito do cidadão amparado pela Constituição Federal e regulado pela Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. O Artigo 8º destaca: “É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas”. Na UNIFAL-MG, as informações públicas estão disponíveis em “Acesso à Informação”, localizado no menu principal do Portal Institucional.
 
Para saber mais sobre Transparência Ativa, acesse o Painel da Lei de Acesso à Informação.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)