Notícias | Educação
Governo determina que escolas estaduais em municípios em onda roxa permaneçam fechadas
Agência Minas | 19/03/2021 - 14:30:56

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) determinou que todas as escolas da rede estadual em localidades inseridas na onda roxa do Plano Minas Consciente devem permanecer fechadas, sem atendimento presencial à comunidade e funcionamento interno, considerando a Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 publicada nessa quarta-feira (17) no Diário Oficial do Estado. 

 
Em memorando, a pasta determina ainda que todas as atividades das unidades de ensino e das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) devem ser realizadas a distância. Para isso, os profissionais devem atuar no regime de teletrabalho. A regra vale durante todo o período em que o município estiver dentro da faixa mais restrita, segundo os critérios estabelecidos pelo comitê de combate à covid-19. 
 
Ainda de acordo com o documento, os Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASB), cujas funções não podem ser desempenhadas em teletrabalho, terão a prestação de serviço suspensa enquanto as escolas permanecerem fechadas, devendo observar orientações posteriores sobre a reposição desses dias. 
 
Vale destacar, ainda, que todos os procedimentos relativos à convocação e contratação temporária para atuar na rede estadual de ensino que estão em andamento também devem acontecer em formato remoto. 
 
Vagas remanescentes
 
A matrícula dos estudantes pelo Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) está sendo feita de forma remota. O prazo foi ampliado de dois para quatro dias úteis a partir da data do encaminhamento. Todo o processo que antes era presencial, nos municípios em onda roxa, passou a ser realizado por e-mail. 
 
Para isso, está disponível no site a listagem com o e-mail das escolas. Da mesma forma, as unidades de ensino devem divulgar a alunos e pais ou responsáveis o endereço eletrônico para que a documentação da confirmação da vaga seja enviada. 
 
Avaliação diagnóstica
 
A aplicação da avaliação diagnóstica para os alunos da rede também teve alteração no calendário. Entre 15 e 26/3, ela será aplicada on-line para estudantes matriculados do 9º ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio (regular), além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) médio. Já entre 22 e 31/3, será a vez dos alunos matriculados do 2º ao 8º ano do ensino fundamental (regular) e estudantes da EJA fundamental. 
 
Os estudantes que têm acesso à internet farão a avaliação diagnóstica no formato digital: o caderno de prova ficará disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0 e também no hotsite Estude em Casa
 
Já os alunos que não têm acesso à internet receberão os cadernos de testes impressos juntamente com os Planos de Estudos Tutorados (PETs), observando todos os critérios sanitários estabelecidos pelo comitê da covid-19.
 
Confira a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 sobre a onda roxa neste link.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Após 10 anos de Varginha - 19/09/2021
Em 2016, o Boa Esporte foi campeão da Série C do Brasileiro, em Varginha.
Longe das competições nacionais - 19/09/2021
Com a eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro, o Boa Esporte não terá calendário cheio em 2022, isso porque o time terá apenas o Módulo II do Campeonato Mineiro para disputar, já que neste ano também foi rebaixado no estadual.
Esporte - 19/09/2021
O Boa Esporte está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro.
8h às 11h/13h às 17h - 19/09/2021
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Zoonoses, deu início à vacinação antirrábica no último final de semana, em Varginha.
Post patrocinado - 19/09/2021
Ofertas válidas até 20 de Setembro ou até durarem os estoques.
Boletim coronavírus - 18/09/2021
Neste sábado (18), Varginha confirmou 15 novos casos de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 07 homens e 08 mulheres.
Destaque 2021 - 18/09/2021
Por conta da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o baile de gala da entrega do prêmio Destaque Sales Pesquisa Varginha, não foi possível ser realizado.
18% do seu volume - 17/09/2021
Varginha esteve representada na reunião pela defesa dos Lagos de Furnas e Peixoto, organizada pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande ...
Dia da Segurança do Paciente - 17/09/2021
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado nesta sexta-feira (17/9), tem como objetivo valorizar ações voltadas para a redução do risco de danos associados ao cuidado de saúde ...
Esporte - 17/09/2021
O fim de semana será intenso para os torcedores varginhenses.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)