Notícias | Cidades

Lavras: Cadela é resgatada após ser agredida pela dona e jogada em caminhão de lixo

Iago Almeida | 10/03/2021 - 13:16:10

A Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras resgatou, na manhã desta quarta-feira (10), uma cadela de pequeno porte, que havia sofrido várias lesões por agressões de sua proprietária. Segundo a PMMA, o animal teria sido jogado, dentro de um saco, no caminhão de coleta de lixo e testemunhas confirmaram a situação, inclusive o companheiro da autora, que socorreu a cadela em um primeiro momento. 

Os policiais foram até a autora, que negou as afirmações, mas foi evasiva em explicar o que teria ocorrido para que o animal se lesionasse. "Em análise prévia à cadela, notou-se um expressivo ferimento no globo ocular direito. Além do ato de maus tratos, na residência havia ainda um espécime de Periquitão-Maracanã (Maritaca), animal este da fauna silvestre brasileira constante na lista (CITES), como espécies não necessariamente ameaçadas de extinção, mas cujo comércio deve ser controlado a fim de evitar usos incompatíveis com sua sobrevivência", contou a PMMA.
 
Segundo a Polícia Ambiental, a conduta da autora configura o crime dos artigos 29 (ter em cativeiro espécime da fauna silvestre sem autorização) e 32 (maus tratos a animais domésticos) da Lei 9605/1998, e ela responderá por tal prática na esfera penal, bem como infração administrativa estadual, sendo adotada as providências decorrentes.
 
 
Os militares contaram ainda que conseguiram apoio do Parque Francisco de Assis para tratamento do animal. A equipe realizou uma análise prévia na cadela e confirmou que, infelizmente, ela perderá o olho afetado.
 
"A cidadania é uma prática que deve ser exercida em sua plenitude, e por meio de ações coletivas, deliberações participativas e democráticas se constrói um futuro melhor e ambientalmente mais equilibrado. Seja um cidadão participativo, ajude na construção de uma sociedade mais democrática, justa e preservacionista ambientalmente", enfatizou a PMMA.
 
Para adoções de cães resgatados, doações e apoio, o Parque Francisco de Assis está localizado às margens da BR 265, km 341. É uma entidade sem fins lucrativos e mantido por voluntários. Seu propósito é de cuidar, oferecer abrigo e incentivar a adoção de animais abandonados. Demais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico.
 
Informações à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: pmambientallavras@gmail.com.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)