Notícias | Covid-19

Secretaria de Saúde de Minas Gerais segue investigando suspeita de reinfecção em Varginha

Iago Almeida | 03/03/2021 - 12:35:18

Após a primeira confirmação de reinfecção no Estado, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais segue investigando outros casos, inclusive no Sul de Minas. Um dos casos suspeitos de reinfecção que está sendo investigado é de Varginha.

O primeiro caso confirmado no estado foi de um médico, de 29 anos, morador de Sabará, da região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele teve o primeiro diagnóstico em maio e o segundo em janeiro.
 
A reinfecção acontece quando a pessoa se recupera da Covid-19 e, tempos depois, adoece novamente. Para confirmar a recontaminação, é preciso provar que o código genético do primeiro vírus é diferente do segundo. Este código é uma espécie de "impressão digital do vírus".
 
Segundo o boletim epidemiológico semanal, o Sul de Minas tem cinco casos notificados de reinfecção, sendo quatro classificados como inconclusivos e um sendo investigado, o de Varginha. 
 
Os quatro casos inconclusivos da região são de Itamogi e Passos (Regional de Passos), Pouso Alegre (Regional de Pouso Alegre) e Coqueiral (Regional de Varginha). A secretaria aponta que os casos descritos como inconclusivos “não preencheram os critérios adequação/viabilidade e disponibilidade para sequenciamento genômico”.
 
As investigações de reinfecção em Minas Gerais são realizadas por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e regionais de saúde. Pelo protocolo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) considera casos suspeitos de reinfecção aqueles em que a pessoa apresentou novo quadro clínico em período acima de 90 dias do primeiro episódio confirmado laboratorialmente.
 
O Sul de Minas registra 102.263 casos confirmados do novo coronavírus, com 2.148 mortes. Já Varginha soma 6.188 casos, sendo 117 mortes, 5.670 já curados e 32 internados e o restante em isolamento domiciliar.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)