Notícias | Geral
Governo federal reabre programa de renegociação de dívidas
Com assessoria | 02/03/2021 - 16:20:12

Os donos de pequenos negócios ganharam novas regras e novos prazos para renegociar as dívidas com a União. Após solicitação do Sebrae, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou a portaria 2.381, de 26 de fevereiro de 2021, reabrindo os prazos para ingresso no programa de Retomada Fiscal, que traz de volta vários editais que estiveram abertos até dezembro do ano passado.

 
A norma permite a negociação de débitos inscritos na dívida ativa da União até 31 de agosto, ou seja, prevê a negociação de débitos futuros. Os empreendedores terão até o dia 30 de setembro para solicitar a adesão ao programa. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explica que a edição da portaria foi requisitada em razão dos fortes impactos que a pandemia do coronavírus vem causando nas empresas de micro e pequeno porte há um ano.
 
“Essa medida abrange vários tipos de débitos e é uma excelente oportunidade que as micro e pequenas empresas devem aproveitar para colocar as suas contas em dia e fazer pagamentos e parcelamentos com descontos de multas e juros”, reforça Melles. A nova portaria também cita como objetivo permitir a "retomada da atividade produtiva em razão dos efeitos da pandemia causada pelo coronavírus", assim como havia sido apontado na criação do programa, em setembro.
 
O presidente do Sebrae destaca que o instituto da transação tributária é a maneira mais moderna de regularizar débitos com a Receita Federal e com a PGFN. “No ano passado, conseguimos aprovar junto com o Congresso Nacional a Lei Complementar 174 estendendo esses institutos também para as micro e pequenas empresas. Tanto a Receita Federal quanto a PGFN lançaram editais, em 2020, com diferentes medidas para possibilitar essa renegociação”, relembra Melles.
 
Entre elas está o edital de débitos de pequeno valor que possibilitou que as micro e pequenas conseguissem pagar seus débitos ou parcelar com descontos de multas e juros ou até do valor principal. Outras modalidades permitiram que as empresas, principalmente os pequenos negócios, conseguissem provar para o Fisco as dificuldades econômicas-financeiras informando seu volume de vendas e comprovando decréscimo no faturamento. “É possível fazer essa renegociação de dívidas com descontos de multas e juros em prazo muito favorecidos que chegam até 133 meses”, pontuou o presidente do Sebrae.
 
Programa
 
O Programa de Retomada Fiscal envolve a concessão de regularidade fiscal, com a expedição de certidão negativa de débitos; a suspensão da apresentação a protesto de Certidões de Dívida Ativa; a autorização para sustação do protesto de Certidão de Dívida Ativa já efetivado e a suspensão de execuções fiscais e dos respectivos pedidos de bloqueio judicial de contas bancárias, entre outras medidas.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Após 10 anos de Varginha - 19/09/2021
Em 2016, o Boa Esporte foi campeão da Série C do Brasileiro, em Varginha.
Longe das competições nacionais - 19/09/2021
Com a eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro, o Boa Esporte não terá calendário cheio em 2022, isso porque o time terá apenas o Módulo II do Campeonato Mineiro para disputar, já que neste ano também foi rebaixado no estadual.
Esporte - 19/09/2021
O Boa Esporte está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro.
8h às 11h/13h às 17h - 19/09/2021
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Zoonoses, deu início à vacinação antirrábica no último final de semana, em Varginha.
Post patrocinado - 19/09/2021
Ofertas válidas até 20 de Setembro ou até durarem os estoques.
Boletim coronavírus - 18/09/2021
Neste sábado (18), Varginha confirmou 15 novos casos de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 07 homens e 08 mulheres.
Destaque 2021 - 18/09/2021
Por conta da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o baile de gala da entrega do prêmio Destaque Sales Pesquisa Varginha, não foi possível ser realizado.
18% do seu volume - 17/09/2021
Varginha esteve representada na reunião pela defesa dos Lagos de Furnas e Peixoto, organizada pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande ...
Dia da Segurança do Paciente - 17/09/2021
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado nesta sexta-feira (17/9), tem como objetivo valorizar ações voltadas para a redução do risco de danos associados ao cuidado de saúde ...
Esporte - 17/09/2021
O fim de semana será intenso para os torcedores varginhenses.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)