Notícias | Economia

Número de famílias beneficiárias do Bolsa Família aumentou em Varginha

Iago Almeida | 01/03/2021 - 10:57:06

A Prefeitura Municipal de Varginha anunciou na última sexta-feira (26/02), que houve um aumento no número de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família na cidade. Segundo a Administração Municipal, o programa beneficiou 2.389 famílias em fevereiro, 249 famílias a mais que janeiro. 

"Trata-se de famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais e que já aguardavam a concessão do benefício pelo governo federal", explicou a Prefeitura. 
 
Embora ainda haja um número expressivo de famílias inscritas no Cadastro Único, que aguardam a concessão do benefício, o acréscimo dessas novas famílias na folha de pagamento do programa traz grande contribuição para redução de situações de vulnerabilidade socioeconômica, aliada ao estímulo da autonomia, já que o benefício é pago em espécie diretamente ao responsável familiar.
 
"Importante reforçar que 249 é o número mínimo de novas famílias beneficiárias, já que, para além do acréscimo numérico, há mais famílias recém-beneficiadas pelo Bolsa Família em substituição a famílias que, por não atenderem mais aos critérios do programa, deixaram de ser beneficiárias, ou seja, tanto o número como as pessoas beneficiárias variam mensalmente como consequência de processos de inclusão, cancelamentos e manutenção da folha de pagamento", afirmou a Prefeitura.
 
O município é responsável pelo cadastramento das famílias, mas a concessão do benefício é realizada exclusivamente pelo governo federal. Assim, uma família que é cadastrada e atende aos critérios passa a ser apta, mas não necessariamente tem direito ao benefício, já que este será concedido segundo critérios específicos do governo federal.
 
"Entre os critérios utilizados para concessão do benefício é importante destacar, além da disponibilidade de recursos financeiros do governo federal, o fator do cruzamento de dados. O governo federal compara periodicamente as informações prestadas ao Cadastro Único com outras bases de dados e, quando há divergência, existe grande probabilidade de que o benefício não seja concedido. Por isso, é muito importante que as famílias mantenham seus cadastros sempre atualizados e condizentes com a situação real do grupo familiar", encerrou.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)