Notícias | Educação
Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira
Agência Brasil | 01/03/2021 - 09:07:11
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Candidatos têm até terça-feira para manifestar interesse

 
Interessados em entrar na lista de espera de bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) devem acessar a página de inscrição, com seu número e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente nesta segunda (1º) e terça-feira (2) e manifestar interesse em participar do processo. 
 
Diferentemente da segunda chamada, a espera não é automática. A inclusão na lista é exclusiva aos candidatos que participaram daquele processo seletivo do Prouni 2021 e não está aberta a novos inscritos.
 
O Prouni acontece sempre duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Quem não for chamado em lista de espera, cujo resultado será divulgado em 5 de março, tem que esperar até a edição seguinte para tentar novamente. Essa etapa comporta todas as vagas não preenchidas dentre as 162 mil oferecidas durante primeira e segunda chamadas desta edição do Prouni.
 
Comprovação
 
No caso de candidatos pré-selecionados em lista de espera, o período para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição é de 8 a 12 de março. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
 
Divulgação
 
Os cursos disponíveis na lista de espera variam em cada edição. Como os resultados da espera vão sendo divulgados aos poucos, conforme a disponibilidade de vagas, o interessado deve acessar o sistema todos os dias, até o encerramento do período, para ver se foi contemplado. O Ministério da Educação não envia mensagens informando sobre a aprovação. Caso pré-aprovado, o candidato também deve ficar atento ao prazo para a apresentar documentação exigida como comprovantes de renda, identificação pessoal, endereço e escolaridade.
 
Candidatos
 
Criado para permitir o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, só podem pleitear uma bolsa candidatos que fizeram o Enem mais recente e obtiveram pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de, no máximo, três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.
 
O candidato também precisa se encaixar em um dos pré-requisitos abaixo:
 
- ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral;
 
- ser professor da rede pública de ensino básico no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
 
- Ser pessoa com deficiência.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Boletim do coronavírus - 15/04/2021
Nesta quinta-feira (15), Varginha confirmou 30 novos casos de Covid-19.
Educação - 15/04/2021
Durante o mês de abril, os estudantes da Rede Municipal de Varginha estão recebendo kits com materiais escolares, que estão sendo disponibilizados nas instituições municipais de ensino.
Nesta quarta-feira - 15/04/2021
"Depois de muita espera chegou a minha vez". Foi com essas palavras que o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo (Avante) comemorou sua imunização contra a Covid-19.
Falta fiscalização da prefeitura - 15/04/2021
O transporte coletivo de Varginha continua gerado diversas discussões e reclamações entre os usuários e munícipes.
Menor comercializava drogas - 15/04/2021
Populares e policiais militares se envolveram em uma confusão na noite desta quarta-feira (14), em Pouso Alegre. Isso aconteceu enquanto a PM realizava a apreensão de uma adolescente, de 16 anos, por volta das 21h, pelo crime de tráfico de drogas.
Snaptube APK - 15/04/2021
Hoje em dia é fácil escutar suas músicas off-line com um serviço de streaming como Spotify e Youtube Music, que, apesar de pagos, dão ao usuário acesso a milhares de artistas e álbuns.
Policial - 15/04/2021
Na tarde desta quarta-feira (14), a Polícia Civil encontrou uma moto em Elói Mendes, que havia sido furtada em Varginha, no dia 1º de abril.
Na próxima segunda (19) - 15/04/2021
A Biblioteca Pública de Varginha promove na próxima segunda-feira (19), às 15h, a palestra “Bárbara Heliodora, a Heroína de Minas Gerais” com transmissão online pelo Facebook e YouTube Varginha Cultural.
Proteja os Coletores de Lixo - 15/04/2021
“É só uma agulha, em meio ao lixo orgânico não vai ferir ninguém!”; “O lixo que saiu da porta da minha casa não é mais problema meu!”; “Separar o lixo na minha casa dá muito trabalho, depois eles dão um jeito de separar tudo!”.
Em coletiva nesta manhã - 15/04/2021
Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (15), o governador Romeu Zema (Novo) anunciou que mais de 60% do estado vai evoluir da onda roxa, a mais restritiva de todas, para a vermelha, inclusive o Sul de Minas, o que impacta em Varginha.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)