Notícias | Cidades

Inmet emite alerta: Frente fria deixa Varginha e região sob alerta de chuvas volumosas no final de semana

Iago Almeida | 27/02/2021 - 11:23:33

Uma frente fria quase parada em alto-mar, ao largo da costa do Sudeste, juntamente com as condições da atmosfera superior, favorece a formação de um evento conhecido como ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul. Há risco de chuva volumosa durante o final de semana em Varginha e região. 

 
Este sistema é um “canal” de convergência de umidade que traz a umidade disponível da Região Norte para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. "Normalmente esse canal de umidade atua entre 3 e 5 dias consecutivos provocando chuva volumosa no período de atuação", explica o meteorologista André Madeira.
 
Neste sábado (27), o céu permanece encoberto durante todo o dia, com pancadas de chuva e trovoadas preparadas. A máxima é de 22°C e a mínima 18°C. No domingo (28), os termômetros não passam dos 21°C e o céu fica nublado com pancadas de chuva e trovoadas preparadas durante todo o dia. 
 
A partir de segunda-feira (1º), a expectativa é de que a chuva diminua de volume no Sul de Minas, segundo meteorologistas. 
 
Alerta de Perigo
 
O Inmet publicou nesta sexta-feira (26), um alerta Laranja de Perigo para chuvas intensas em cidades do Sul de Minas, incluindo Varginha. O aviso é válido até às 11h deste sábado (27) e aponta chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 e 100mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
 
Instruções
 
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
 
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
 
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)