Notícias | Covid-19

Varginha deve receber novo lote de vacinas contra Covid-19 nesta sexta-feira

Iago Almeida | 26/02/2021 - 12:03:26

Varginha deve receber nesta sexta-feira (26) um novo lote de vacinas contra Covid-19. O quarto lote das vacinas chegou no Aeroporto de Alfenas na manhã desta sexta-feira (26) e foi distribuído entre as quatro regionais da Macrossul, incluindo Varginha. 

 
Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), e em alinhamento com o Conselho Estadual de Secretaria de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), nesta etapa, a recomendação aos municípios é vacinar todos os idosos entre 85 e 89 anos. Além disso, devem ser imunizados 24% dos que têm entre 80 e 84 anos.
 
Minas Gerais recebeu, desta vez, 220 mil doses da vacina AstraZeneca / Fiocruz (dose 1) e das 137,4 mil da CoronaVac / Butantan (doses 1 e 2). Entretanto, Varginha ainda segue vacinando os idosos com 88 anos ou mais, último público alvo anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde; ainda não há informações se o público alvo será estendido ainda essa semana. Até o final do dia, a Prefeitura Municipal deve se posicionar sobre o assunto. 
 
 
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), riscos de agravamento e óbito por covid-19 foram considerados para definir os grupos prioritários. Os idosos são os mais vulneráveis às internações hospitalares em decorrência da doença. Segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), pessoas acima de 60 anos respondem por 81% das mortes pela doença no estado.
 
“Vacinar essa população é importante porque são pessoas com maior risco de agravamento pela doença, necessitando de assistência hospitalar, o que aumenta nossa ocupação de leitos por covid-19. Ao vacinar esse grupo, teremos uma redução do agravamento da doença entre idosos e uma diminuição dos números de internados por covid-19”, explica a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaína Passos.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)