Notícias | Cidades
SES-MG atua junto a Gabinete de Crise para enfrentamento aos danos causados pelas chuvas
Com assessoria | 26/02/2021 - 09:55:38
Foto: Defesa Civil - Divulgação
(Foto: Defesa Civil - Divulgação)

Em ação de enfrentamento aos danos causados pelas chuvas na última semana (21), o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), acionou o Gabinete de Crise para colocar em prática ações de socorro aos municípios afetados. 

 
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaína Passos, explica que o Gabinete, que conta com representantes de diferentes órgãos estaduais, é fundamental para o acompanhamento da situação para identificação das principais necessidades. Entre os municípios mais afetados estão Santa Maria de Itabira e Manhuaçu.
 
“Estamos em contato permanente com a cidade de Santa Rita de Itabira, para verificar o número de feridos, a situação do abastecimento de água para consumo humano, os serviços de saúde que foram atingidos pelas águas e possíveis perdas dos medicamentos e imunobiológicos”, explica Janaína Passos.
 
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Bruna Dias Tourinho, a SES-MG já realizou o envio de hipoclorito de sódio 2,5%, para desinfecção caseira da água para consumo humano e estão sendo levantadas necessidade de envio de medicamentos e apoio complementar frente aos danos nas unidades de saúde.
 
“Os gestores municipais e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Defesa Civil contam com orientações básicas para instalação, execução e desmobilização de abrigos temporários em situações de emergência e calamidade pública, considerando as medidas de segurança e saúde impostas pela pandemia de covid-19”, explica Bruna Dias Tourinho.
 
Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, outro território bastante atingido pelas chuvas, Juliano Estanislau Lacerda explica que foi feito contato com todos os municípios por meio das vigilâncias e levantamento do panorama preliminar a partir das informações enviadas pelos municípios. “Com estes dados classificamos os municípios em conformidade com a gravidade dos danos nos equipamentos de saúde (Farmácias, UBS, Hospitais e outros), número de desalojados e desabrigados, número de óbitos, acesso às rodovias, funcionamento de transporte sanitário e funcionamento dos sistemas de fornecimento de água potável”, explicou.
 
Segundo ele, foi feito intenso trabalho de comunicação com a população sobre a necessidade de cuidados para evitar doenças infecciosas provenientes de água de chuva e lamas das enchentes. “Solicitamos decretos de emergência e calamidades emitidos pelos municípios para solicitar junto ao MS Kits de calamidade para atender os mais prejudicados”, explicou.
 
Reposição itens
 
Janaína Passos destaca que a SES, por meio de solicitação do governador Romeu Zema também irá repor o total de doses de vacina que possam ter sido perdidas pela cidade, em função das chuvas. “Os imunobiológicos serão repostos conforme fluxo específico e interlocução entre secretarias dos municípios atingidos e a SES-MG”, afirma a subsecretária.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Boletim do coronavírus - 15/04/2021
Nesta quinta-feira (15), Varginha confirmou 30 novos casos de Covid-19.
Educação - 15/04/2021
Durante o mês de abril, os estudantes da Rede Municipal de Varginha estão recebendo kits com materiais escolares, que estão sendo disponibilizados nas instituições municipais de ensino.
Nesta quarta-feira - 15/04/2021
"Depois de muita espera chegou a minha vez". Foi com essas palavras que o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo (Avante) comemorou sua imunização contra a Covid-19.
Falta fiscalização da prefeitura - 15/04/2021
O transporte coletivo de Varginha continua gerado diversas discussões e reclamações entre os usuários e munícipes.
Menor comercializava drogas - 15/04/2021
Populares e policiais militares se envolveram em uma confusão na noite desta quarta-feira (14), em Pouso Alegre. Isso aconteceu enquanto a PM realizava a apreensão de uma adolescente, de 16 anos, por volta das 21h, pelo crime de tráfico de drogas.
Snaptube APK - 15/04/2021
Hoje em dia é fácil escutar suas músicas off-line com um serviço de streaming como Spotify e Youtube Music, que, apesar de pagos, dão ao usuário acesso a milhares de artistas e álbuns.
Policial - 15/04/2021
Na tarde desta quarta-feira (14), a Polícia Civil encontrou uma moto em Elói Mendes, que havia sido furtada em Varginha, no dia 1º de abril.
Na próxima segunda (19) - 15/04/2021
A Biblioteca Pública de Varginha promove na próxima segunda-feira (19), às 15h, a palestra “Bárbara Heliodora, a Heroína de Minas Gerais” com transmissão online pelo Facebook e YouTube Varginha Cultural.
Proteja os Coletores de Lixo - 15/04/2021
“É só uma agulha, em meio ao lixo orgânico não vai ferir ninguém!”; “O lixo que saiu da porta da minha casa não é mais problema meu!”; “Separar o lixo na minha casa dá muito trabalho, depois eles dão um jeito de separar tudo!”.
Em coletiva nesta manhã - 15/04/2021
Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (15), o governador Romeu Zema (Novo) anunciou que mais de 60% do estado vai evoluir da onda roxa, a mais restritiva de todas, para a vermelha, inclusive o Sul de Minas, o que impacta em Varginha.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)