Notícias | Cidades

SES-MG atua junto a Gabinete de Crise para enfrentamento aos danos causados pelas chuvas

Com assessoria | 26/02/2021 - 09:55:38

Em ação de enfrentamento aos danos causados pelas chuvas na última semana (21), o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), acionou o Gabinete de Crise para colocar em prática ações de socorro aos municípios afetados. 

 
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaína Passos, explica que o Gabinete, que conta com representantes de diferentes órgãos estaduais, é fundamental para o acompanhamento da situação para identificação das principais necessidades. Entre os municípios mais afetados estão Santa Maria de Itabira e Manhuaçu.
 
“Estamos em contato permanente com a cidade de Santa Rita de Itabira, para verificar o número de feridos, a situação do abastecimento de água para consumo humano, os serviços de saúde que foram atingidos pelas águas e possíveis perdas dos medicamentos e imunobiológicos”, explica Janaína Passos.
 
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Bruna Dias Tourinho, a SES-MG já realizou o envio de hipoclorito de sódio 2,5%, para desinfecção caseira da água para consumo humano e estão sendo levantadas necessidade de envio de medicamentos e apoio complementar frente aos danos nas unidades de saúde.
 
“Os gestores municipais e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Defesa Civil contam com orientações básicas para instalação, execução e desmobilização de abrigos temporários em situações de emergência e calamidade pública, considerando as medidas de segurança e saúde impostas pela pandemia de covid-19”, explica Bruna Dias Tourinho.
 
Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, outro território bastante atingido pelas chuvas, Juliano Estanislau Lacerda explica que foi feito contato com todos os municípios por meio das vigilâncias e levantamento do panorama preliminar a partir das informações enviadas pelos municípios. “Com estes dados classificamos os municípios em conformidade com a gravidade dos danos nos equipamentos de saúde (Farmácias, UBS, Hospitais e outros), número de desalojados e desabrigados, número de óbitos, acesso às rodovias, funcionamento de transporte sanitário e funcionamento dos sistemas de fornecimento de água potável”, explicou.
 
Segundo ele, foi feito intenso trabalho de comunicação com a população sobre a necessidade de cuidados para evitar doenças infecciosas provenientes de água de chuva e lamas das enchentes. “Solicitamos decretos de emergência e calamidades emitidos pelos municípios para solicitar junto ao MS Kits de calamidade para atender os mais prejudicados”, explicou.
 
Reposição itens
 
Janaína Passos destaca que a SES, por meio de solicitação do governador Romeu Zema também irá repor o total de doses de vacina que possam ter sido perdidas pela cidade, em função das chuvas. “Os imunobiológicos serão repostos conforme fluxo específico e interlocução entre secretarias dos municípios atingidos e a SES-MG”, afirma a subsecretária.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)