Notícias | Cidades

Vereador solicita informações sobre medidas ambientais adotadas no lixão de Varginha

Com assessoria | 24/02/2021 - 17:19:55

Em requerimento encaminhado ao Executivo Municipal e à Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, o vereador Thulyo Paiva solicita que sejam encaminhadas informações sobre as ações ambientais adotadas no aterro controlado, mais conhecido como lixão em Varginha.

 
O vereador explica que a administração dos resíduos sólidos é um problema que desafia gestores públicos Brasil afora. “Varginha conseguiu implementar o aterro sanitário, garantindo o confinamento dos resíduos e evitando os inconvenientes das descargas a céu aberto. Entretanto, não obstante o início das atividades do aterro sanitário, o antigo lixão continua em plena atividade e não foram tomadas medidas para conter a degradação do meio ambiente que os resíduos lá depositados provocam”, explicou.
 
Segundo Thulyo é possível observar em algumas fotos anexadas à proposição, manchas de um resíduo viscoso e escuro nas águas do ribeirão Jacutinga, além de pneus e outros entulhos descartados de forma irregular. As manchas podem caracterizar contaminação pelo chorume, líquido altamente poluente com potencial de causar graves danos à saúde humana e ao meio ambiente.
 
“O presente requerimento busca informações da mais alta importância para a efetivação de um futuro ambientalmente adequado, visto que é necessário recuperar áreas que já se encontram degradadas e preservar as que ainda não sofreram nenhum tipo de agressão”, enfatizou.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)