Notícias | Educação
Enem Prisional esta sendo aplicado para mais de 4 mil presos em Minas Gerais
Com assessoria | 24/02/2021 - 16:41:38

Estado ficou com o segundo lugar do ranking nacional em número de inscritos e terá aplicação de prova em 156 unidades; 90 adolescentes de 7 unidades socioeducativas também realizam o exame

Nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24) está sendo aplicado nos sistemas prisional e socioeducativo o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). 
 
Ao todo, 156 unidades prisionais de Minas - entre presídios, penitenciárias e Apac’s – e sete unidades de internação de adolescentes participam da aplicação da prova, que é organizada pela diretoria de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O Enem PPL é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é gratuito e de participação voluntária.
 
Minas Gerais é o segundo estado do país com o maior número de detentos inscritos no exame. Este ano são 4.210 presos fazendo as provas em unidades prisionais de todas as regiões do Estado. De acordo com a coordenadora de Educação Básica e Ensino Superior do Depen-MG, Fernanda Jabbur Machado, as provas estão sendo aplicadas respeitando todos os protocolos de segurança e saúde, necessários neste período de pandemia da covid-19. 
 
“É muito gratificante saber que mesmo em um momento tão atípico, Minas Gerais tenha conseguido inscrever mais de quatro mil custodiados no Enem-PPL”, lembrou Fernanda.
 
A Penitenciária de Contagem I (Nelson Hungria) é a unidade com o maior número de inscritos no sistema prisional mineiro. Lá, 161 presos enfrentaram a sala de aula nesta terça (23) para fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e redação. Hoje (24) é dia de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. 
 
"Vale lembrar que as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é que o exame é realizado dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação", afirmou a Secretaria.
 
Em Minas, até mesmo unidades de menor porte, como os presídios de Itapagipe, Januária, Congonhas e Manga, por exemplo, estão empenhados em propiciar oportunidades de acesso à educação aos custodiados. O número de inscritos não foi diferencial ou empecilho para o comprometimento das equipes em preparar as unidades prisionais para a realização da prova, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Inep. 
 
Nas unidades em que o número de inscritos foi reduzido, como é o caso do Presídio de Pedra Azul, que fica localizado na região Nordeste do Estado, tudo foi preparado com o mesmo cuidado para que um único preso pudesse fazer o exame e tentar uma vaga no Ensino Superior.
 
“Estamos aplicando a prova no nosso novo espaço, construído para finalidades educacionais. É de muita importância para nós, enquanto gestores, participar da evolução de pessoas que estão com o intuito de mudar de vida e sair daqui melhores do que entraram. Nada melhor do que oportunizar ao indivíduo privado de liberdade a participação em uma prova de nível nacional, para posteriormente cursar uma faculdade”, ressaltou o diretor-geral da unidade de Pedra Azul, Nilson Bispo.
 
Sistema Socioeducativo
 
O exame também está sendo aplicado em sete centros socioeducativos do Estado. Noventa adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa estão inscritos e fazem a prova nestes dois dias de Enem. O exame está sendo realizado nos centros socioeducativos de Passos, Uberlândia, Patrocínio, Unaí, Ribeirão das Neves, Teófilo Otoni e Sete Lagoas. Na unidade de Uberlândia o número de inscritos é o maior do Estado: treze adolescentes tentam por meio da prova uma boa pontuação para conquistar uma vaga na graduação.
 
Para a diretora de Educação e Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) da Sejusp, Poliane Silva, “a realização do Enem PPL nas unidades socioeducativas de internação de Minas é de grande importância. Trata-se de mais uma ação de promoção do eixo educação, reforçando o vínculo do adolescente com os estudos. Já tivemos muitos adolescentes que conseguiram uma vaga na universidade a partir das notas do Enem PPL aplicado dentro das unidades. É o eixo educação se expandindo para além da educação básica”.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Após 10 anos de Varginha - 19/09/2021
Em 2016, o Boa Esporte foi campeão da Série C do Brasileiro, em Varginha.
Longe das competições nacionais - 19/09/2021
Com a eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro, o Boa Esporte não terá calendário cheio em 2022, isso porque o time terá apenas o Módulo II do Campeonato Mineiro para disputar, já que neste ano também foi rebaixado no estadual.
Esporte - 19/09/2021
O Boa Esporte está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro.
8h às 11h/13h às 17h - 19/09/2021
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Zoonoses, deu início à vacinação antirrábica no último final de semana, em Varginha.
Post patrocinado - 19/09/2021
Ofertas válidas até 20 de Setembro ou até durarem os estoques.
Boletim coronavírus - 18/09/2021
Neste sábado (18), Varginha confirmou 15 novos casos de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 07 homens e 08 mulheres.
Destaque 2021 - 18/09/2021
Por conta da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o baile de gala da entrega do prêmio Destaque Sales Pesquisa Varginha, não foi possível ser realizado.
18% do seu volume - 17/09/2021
Varginha esteve representada na reunião pela defesa dos Lagos de Furnas e Peixoto, organizada pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande ...
Dia da Segurança do Paciente - 17/09/2021
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado nesta sexta-feira (17/9), tem como objetivo valorizar ações voltadas para a redução do risco de danos associados ao cuidado de saúde ...
Esporte - 17/09/2021
O fim de semana será intenso para os torcedores varginhenses.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)