Notícias | Cidades

Mais de 600 pássaros que eram mantidos em cativeiros são apreendidos na Fernão Dias

Iago Almeida | 18/02/2021 - 14:29:45

Na manhã da última segunda-feira (15), durante a execução de operação preventiva referente ao período do Carnaval, a equipe da Policia Rodoviária Federal realizou a abordagem de um veículo VW Santana com placas do estado de São Paulo, com 02 ocupantes. O veículo foi parado no posto de Perdões, na rodovia BR-381.

 
Os policiais localizaram grande quantidade de pássaros mantidos ilegalmente. Assim foi acionado o apoio imediato da equipe da 6ª Cia PM MAmb com militares de Lavras.
 
 
"Diante da situação de flagrância de crimes ambientais as equipes em conjunto realizaram as ações, tendo a ocorrência de destinação dos autores à Policia Civil, auto de apreensão do veículo e auto de infração ambiental sido realizado pela PM MAmb", explicou a PMMA.
 
No total foram encontrados uma relação com 649 pássaros da fauna silvestre brasileira, sendo que os autores vieram de São Paulo e buscaram os pássaros na divisa com a Bahia. 45 pássaros se encontravam mortos.
 
Dentre as espécies haviam pássaros da espécie conhecida por CANÁRIO, nome científico “Sicalis flaveola”; espécie conhecida por AZULÃO, nome científico “Cyanocompsa brissonii; da espécie conhecida por PAPA CAPIM, nome científico “Sporophila nigricollis”; da espécie conhecida por SOFRÊ/CURRUPIÃO, nome científico “Icterus jamacaii”; da espécie conhecida por GALO DA CAMPINA, nome científico “Paroaria dominicana”; da espécie conhecida por TICO TICO, nome científico “Zonotrichia capensis”; da espécie conhecida por BIGODINHO, nome científico “Sporophila lineola”; da espécie conhecida por PÁSSARO PRETO, nome científico “Gnorimopsar chopi”.
 
 
"Os pássaros estavam sendo conduzidos de forma rude, estando grandes quantidades em caixas muito baixas e pequenas (superlotação), com alimentação inadequada e até ausência dela, falta de e água em alguns casos, animais extremamente magros, evidenciando situação de cativeiro há algum tempo, e com lesões na cabeça e bico por brigas, penas arrancadas da cauda e cabeça", contou a polícia.
 
"Visando um socorro emergencial para os animais foi solicitado apoio Médico Veterinário, tendo o Dr. Nelson Henrique de Almeida Curi (Professor Veterinário do UNILAVRAS), e os estagiários Stevson Neves e Walter Ferreira prestado voluntariamente prestado o apoio no atendimento, alimentação, cuidados e confecção de laudos. Após os trabalhos os pássaros foram destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres –CETAS-BH, para as providencias decorrentes", completou.
 
 
Nesta ação, as forças de segurança pública se mostram unidas e coesas na prevenção e combate aos delitos, e no trabalho incessantemente para o desmantelamento das ações no tráfico de animais silvestres. "Se você sabe de alguma irregularidade ambiental ou de cunho de segurança pública, não se cale. A denúncia é um instrumento eficaz do cidadão de bem", pediu a polícia.
 
Informações à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: pmambientallavras@gmail.com.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)