Notícias | Agronegócio

Epamig amplia parceria com Sistema Faemg para atividades conjuntas de capacitação e qualificação

Com assessoria | 18/02/2021 - 09:20:38

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vai ampliar parcerias com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Em reunião ocorrida na última semana, foi definida a abertura dos Campos Experimentais da Epamig para atividades conjuntas de capacitação e qualificação de profissionais do Sistema Faemg, e de instrutores, técnicos e produtores rurais do estado. A ampliação da parceria visa promover a pesquisa agropecuária e a difusão de tecnologias no meio rural, além de fortalecer a agroindústria artesanal por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).

 
As Instituições estão empenhadas em ampliar o termo de cooperação firmado em dezembro de 2019. A partir de agora, as empresas vão levantar propostas de atividades e identificar quais Campos da Epamig são mais adequados a cada uma delas. Segundo a presidente da empresa, Nilda Soares, cada ação terá um plano de trabalho próprio, sempre com o objetivo de fortalecer e expandir cada vez mais a agropecuária e a agroindústria mineira.
 
“Nossas atividades de transferência de tecnologia serão expandidas ainda mais com a capilaridade e a expertise do Senar Minas. Nossa prioridade é o produtor rural e essa parceria vem para somar. O importante nesse momento de pandemia é trabalhar com mais força em prol da sustentabilidade da agropecuária e da agroindústria mineira”, destaca Nilda.
 
A presidente chamou atenção para o fato de que a Epamig fortaleceu sua estrutura de ensino a distância durante a pandemia. A plataforma online é mais um ponto de convergência entre as Instituições, pois atende demandas por treinamento de técnicos.
 
“Nossos cursos praticamente não pararam durante a pandemia, então acreditamos que podemos ofertar, junto com o Sistema Faemg, esse tipo de ensino. Todos os nossos professores já conhecem a plataforma e foram treinados”, complementou a presidente Nilda Soares.
 
Além da presidente da Epamig, a reunião realizada por videoconferência contou com a participação de diretores da empresa de pesquisa mineira e de lideranças do Sistema Faemg. Segundo o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, nove das dez regionais do Sistema Faemg no interior têm pelo menos um Campo Experimental da Epamig em sua área de abrangência. A ideia é unir forças para explorar os principais potenciais produtivos de cada uma das regiões do estado.
 
“Vamos experimentar a diversificação do agro mineiro e mostrar alternativas de renda para os produtores. Ao longo do desenvolvimento dos trabalhos, mais parceiros poderão se juntar à iniciativa”, pontua Christiano Nascif.
 
No total, a Epamig possui 22 Campos Experimentais localizados em diferentes regiões de Minas Gerais. As fazendas são equipadas com estruturas de pesquisa, produção vegetal e animal e realização de eventos. A empresa ainda conta com dois Institutos de Ensino, localizados em Juiz de Fora e Pitangui. Em todos esses locais, as atividades serão conduzidas em conjunto com Sindicatos Rurais e entidades cooperadas do Senar Minas.
 
Durante a reunião, o Diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, apresentou a estrutura física da empresa em Minas e falou das características e do potencial de cada Campo Experimental. Para ele, as expectativas de utilização dos Campos para programas de capacitação são as melhores possíveis.
 
"Nós acreditamos que essa parceria da Epamig com o Senar Minas pode ser muito sinérgica, em um momento em que ela vai valorizar o potencial das duas Instituições em prol da capacitação de técnicos e produtores rurais. O resultado esperado é muito promissor”, aponta Trazilbo de Paula.
 
Equipes
 
Participaram da reunião, junto com Christiano Nascif, Nilda Soares e Trazilbo de Paula, o coordenador técnico Bruno Rocha Melo e a coordenadora de Formação Profissional Rural e Promoção Social Liziana Rodrigues, do Senar Minas; a analista técnica Nathália Rabelo e os dez gerentes regionais do Sistema Faemg. Pela Epamig, estiveram presentes o chefe do departamento de pesquisa, Marcelo Malta; a chefe de Divisão de Transferência e Difusão, Elizete Machado; e a chefe da Divisão de Inovação, Parcerias e Projetos, Cristiane Viana Guimarães Ladeira.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)