Notícias | Agronegócio

No cafezal, roçada do mato não é igual capina, explica Procafé

Iago Almeida | 10/02/2021 - 14:58:20

A roçada do mato em lavouras de café é uma prática muito usada, porém é preciso entender o efeito da roçada, em relação ao resultado de uma capina, ou seja, ao controle ou morte efetiva do mato. Em publicação nesta semana, a Fundação Procafé explicou como o serviço deve ser realizado. 

 
"A roçada do mato em cafezais encontra facilidades, tanto em áreas mecanizáveis, como em áreas de manejo manual. Nas lavouras implantadas em renque mecanizado, onde o trator pode transitar facilmente nas ruas, ele pode operar com uma roçadeira, acoplada aos 3 pontos e movida pela TDF, tendo um bom rendimento na roçada do mato. Nas áreas declivosas, onde, antigamente, se usava foices na roçada do mato, hoje em dia se emprega roçadeira motorizada de operação manual, também com boa rapidez e pouco esforço", explicou.
 
De acordo com a fundação, sob o ponto de vista ambiental a roçada se mostra uma prática muito adequada, pois visa manter o mato como cobertura e proteção do solo. Já sob o aspecto agronômico, onde o objetivo do controle do mato é reduzir sua concorrência com o cafeeiro e resultar em maior produtividade das lavouras, a roçada não é tão efetiva, como pode parecer.
 
"Algumas pesquisas em lavouras de café, onde se compara o efeito de roçada do mato, com o controle efetivo do mesmo, seja por capinas normais, seja por capinas químicas, mostra que a simples roçada não elimina significativamente a concorrência das ervas. Pode-se ver esse efeito com os exemplos de resultados de três pesquisas, conforme dados apresentados nas tabelas 1, 2 e 3. Nesses dados, onde foi avaliada a produtividade dos cafeeiros nos experimentos, a simples roçada do mato ou se assemelha aos resultados obtidos com a falta total de controle ou melhora apenas ligeiramente os ganhos, porém, sempre mostra resultados produtivos muito inferiores ao controle efetivo do mato", disse.
 
Assim, ao se adotar roçadas, segundo a Procafé, elas devem ser feitas de forma auxiliar, necessitando ser, regularmente, complementadas pelo controle efetivo do mato. Isso porque a roçada tem um efeito temporário e, na rebrota do mato, as ervas e não os cafeeiros é que aproveitam eventuais liberações de nutrientes (especialmente o K) dos resíduos da roçada.
 
"É importante ter sempre em mente, que a convivência com plantas daninhas não deve limitar o desenvolvimento e a produtividade do cafezal", encerrou.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)