Notícias | Cidades

Flautista varginhense lança novo vídeo misturando música, poesia e fotografia

Iago Almeida | 04/02/2021 - 15:11:40

O flautista varginhense Alexandre Braga divulgou em seu canal no YouTube um novo vídeo com cunho ecumênico artístico, através de uma mistura entre as artes música, poesia e fotografia, tendo como pano de fundo a simplicidade de ''Francisco de Assis''. 

''O tema da simplicidade franciscana é retratado pela música do filme ''Irmão sol, irmã lua'';  pelo poema do Rodrigo Naves, que se chama Francisco de Assis de baixo pra cima; e pela fotografia da natureza do Sul de Minas, que eu acho muito bonita'', afirmou o flautista.
 
Em entrevista ao Varginha Online, o flautista explicou de onde veio a ideia e o que representam as escolhas para a criação do vídeo. ''O vídeo começa com a chamada dos sinos, como se estivesse convidando o espectador para uma meditação ou reflexão. Depois eu toco a citação de um canto gregoriano, que é estilo em que se inicia a música ocidental a partir do século VI. Depois começa a música do São Francisco e eu vou colocando as ilustrações da parte rural aí de Varginha, bem como a poesia do Rodrigo Naves'', contou. 
  
''O vídeo faz uma analogia ao nascer e ao pôr do sol, no começo e no fim. Eu tive essa ideia, de retratar tudo nesse vídeo, uma mistura de artes, tendo como fundo a simplicidade franciscana, retratando paisagens naturais como se fosse o início e o término de um dia'', completou Alexandre.
 
Morador de Belo Horizonte há mais de 20 anos, o flautista desenvolve uma carreira como músico de orquestra, na capital mineira. ''Através do canal, eu tento fazer uma série variada de informações e vídeos relacionados à música, pra levar exatamente um pouco de arte pras pessoas, neste momento em que a gente está vivendo'', disse ele.
 
Em seu canal, o músico foca em cinco vertentes: “Discurso sonoro, onde falo algumas características e particularidades da história da música ocidental; curiosidades musicais, onde pontuo algumas curiosidades do fazer música; CD no canal, onde disponibilizo uma música dos 2 CD’s que já gravei de forma didática; a vertente que mais me identifico, a série Brasilidades, onde destaco ambientes e formas musicais do nosso rico Brasil cultural; além dos vídeos de performasse do artista”, contou ele.
 
Visite e se inscreva no canal do artista varginhense no YouTube .
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)