Notícias | Cidades

Deputado Professor Cleiton comprova desvio das águas de Furnas: ''eu clamo por justiça''

Com assessoria | 04/02/2021 - 11:08:59
No final do mês de janeiro, o deputado estadual Professor Cleiton (PSB) esteve no Canal de Pereira Barreto, no Estado de São Paulo, para conhecer e analisar a situação das águas do local. O Pereira Barreto é considerado o maior canal artificial da América do Sul e o segundo maior canal artificial do mundo. A fiscalização foi feita tanto por sobrevoo na região, quanto por terra. 
 
Durante a visita, o deputado, que também é historiador, fez um pequeno contexto sobre o município de Pereira Barreto, está foi construído o canal. “É uma cidade interessante porque ela foi fundada pela imigração japonesa na década de 20. Mas, junto a essa história, está também a história da construção deste canal que representa a ligação mais importante da hidrovia Tietê-Paraná, e onde deságuam as águas dos nossos mares de minas, Furnas e Peixoto”.  
 
De acordo com Professor Cleiton, nota-se que, apesar da falta de chuva na região, a média dos reservatórios permanece acima dos 50%, possibilitando que os moradores locais usufruam do uso múltiplo das águas, como pesca, irrigação, geração de energia, entre outras atividades.  
 
A denúncia do desvio das águas para abastecer o reservatório paulista foi feita pelo deputado no ano de 2019, baseada nas informações levantadas pelo jornalista de Formiga/MG, Paulo Coelho. Esse fato foi confirmado pelo Ofício que o Diretor da ONS enviou ao Senador Antônio Anastasia em que responde ao questionamento sobre a cota 762 e diz que “a manutenção da cota inviabiliza a navegabilidade na hidrovia Tiete-Paraná”. Isso significa que o canal foi construído para transferir águas do Rio Grande para o Rio Tietê, por isso, a empresa Furnas tem permitido a vasão das águas.  
 
O deputado cobra agora das autoridades competentes que seja feita uma obra de derrocamento no canal para que o problema seja solucionado. “Eu clamo por justiça em Minas Gerais e pela construção do derrocamento, para que finalmente os mineiros possam usufruir de forma justa de suas próprias águas. O que essa região está vivendo, que é o chamado múltiplo uso das águas, nós queremos também para Minas Gerais, para Furnas e Peixoto, é o nosso direito”, afirma.  
 
Além da obra, o parlamentar ea população também pressionam pelo cumprimento do que consta na constituição, juntamente à Emenda 106: a manutenção da cota mínima e o tombamento dos lagos de Furnas e Peixoto, para que os mineiros também possam usufruir, de forma segura e eficiente, do múltiplo uso de suas águas. 
 
Em Minas Gerais, mesmo com chuvas intensas, foi observado que as águas da região não estão subindo como deveriam e continuam sendo desviadas, ocasionando o sofrimento de inúmeros mineiros pela falta de empregos e outros impactos de renda e ambientais.  
 
Assista aos vídeos com os detalhes da visita do deputado Professor Cleiton ao canal de Pereira Barreto:  
 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)