Notícias | Geral

''Celebrar a santidade, a espiritualidade e o silêncio fecundo do pai de Jesus'', enfatiza bispo Dom Pedro

Iago Almeida | 14/01/2021 - 14:05:46

Em carta publicada nesta semana, o bispo diocesano da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz explicou o que espera deste ano, dedicado à São José, pela Igreja Católica.  A decisão foi tomada pelo Papa Francisco, por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

 
Confira na íntegra o que escreveu o bispo:
Deus confiou a São José as “primícias da Igreja”, isto é, Maria e o Menino. Protetor da cabeça e da mãe da Igreja, solícito e vigilante; São José era um homem Justo. Ele viveu a obediência da fé. Foi um fiel cumpridor da vontade de Deus.
 
O termo Justo, em hebraico (ÇEDEQ), significa ”justiça” (e justificação) no sentido de salvação, o poder e a vontade salvífica de Deus. Deus mesmo é o agente desta justiça. Deus quer justificar o seu povo ao enviar o seu Filho. A justiça de Javé está em suas ações salvíficas, seja na história de Israel, seja no futuro messiânico.
 
Mateus, no seu Evangelho, usa o adjetivo grego Dikaios. Justo significa inocente, qualidade de não imputável. O justo é o homem de boa conduta. “Sendo Justo” (Mt 1, 19), significa que a decisão de José foi uma decisão de clemência, reveladora não apenas da sua sabedoria e do domínio de si mesmo, mas também de sua benevolência e misericórdia, próprias de um homem justo; pois, para os hebreus, o noivado já era um compromisso decisivo relativo ao matrimônio. Faltava-lhe apenas a sanção da vida em comum ou a dois.
 
José compreendeu o Mistério da Encarnação de Cristo, concebido por Maria na disponibilidade e gratuidade do serviço a Deus. Depois de Maria, toda a Igreja deve uma singular graça e reverência a São José, como já escreveu São Bernardino de Sena. Tornou-se colaborador disponível e generoso do projeto da salvação com que Deus agraciou toda a humanidade.
 
Deus escolheu os justos e os simples para realizar seu amor no meio do seu povo. Assim, somos chamados a louvar a Deus pelo “sim” de São José; “sim” não verbal, mas comportamental. Ele não resiste a Deus. Mesmo sem falar, ele pode ser considerado o homem do “sim” (“José fez conforme o anjo do Senhor lhe havia ordenado”). Todos nós nos beneficiamos do silêncio afirmativo de São José. Em um mundo “líquido” e de muitos ruídos, falar de São José parece um sinal de contradição, pois aprendemos com ele a ver a presença de Deus nas pequenas coisas, mesmo sem entender plenamente a vontade Dele.
 
Na história da salvação coube também a São José dar o nome ao Filho de Deus. O nome indica a identidade, o carisma e a função de Jesus (Ieshuá). Cabia a ele formar Jesus na tradição e na fé dos patriarcas, pois Deus lhe confiou a formação humana, cultural e espiritual de seu Filho. De outro lado, deu-lhe também a graça especial de ser pai de Jesus e da Igreja. Essa graça paterna, São José a exerceu com alegria e humildade.
 
Celebrar o ano dedicado a São José, como nos orientou de forma inspiradora nosso Papa Francisco, com a Carta Apostólica Patris Corde, publicada por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, é celebrar a santidade, a espiritualidade e o silêncio fecundo do pai de Jesus. José foi apenas um servo humilde e perseverante, que abandonou seus projetos pessoais para cumprir o que o Senhor lhe pediu em sonho. Que seu silêncio e seu “sim” nos inspirem a meditar o Mistério de seu Filho, como centro de nossa vida e missão. Aprendamos com São José a beleza singela de nos colocarmos a serviço do plano de Deus, a fim de que suas virtudes produzam em nós muitos frutos. Um abençoado ano de São José a todos os nossos diocesanos.
 
São José, Patrono da Igreja, rogai por nós!
 
Dom Pedro Cunha Cruz
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)