Notícias | Geral

Cemig destaca arte do Sul de Minas na decoração natalina da capital do Estado

Com assessoria | 17/12/2020 - 13:30:10

Árvores da Av. Barbacena, em Belo Horizonte, foram decoradas com crochê feito por moradores de Inconfidentes

 
Apostando em sustentabilidade e na valorização da cultura mineira, a Cemig levou a arte de Inconfidentes, no Sul do Estado, para a decoração de Natal de Belo Horizonte. Ao longo da avenida Barbacena, na região centro-sul da cidade,  doze árvores foram decoradas com crochê. Todas as peças foram produzidas por moradores de Inconfidentes, que tem tradição na produção e comércio de roupas e acessórios do tecido.
 
Em seis árvores, onde predomina a cor verde,  foram utilizadas 28 peças de crochê, entre elas, toalhas, forros de bandeja, caminhos de mesa e sousplat. Cerca de 400 sousplat de cores variadas recobrem outras seis árvores. As bolas foram envelopadas com crochê, complementando o encanto da decoração. Os trabalhos iniciaram em novembro deste ano e toda a instalação ficou pronta em 19 dias.
 
O crochê de Inconfidentes também fez parte da decoração natalina na sede da empresa, complementando a beleza das peças do presépio feito por artesãos do Vale do Jequitinhonha.
 
 
Capital Nacional e Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais
 
O jeitinho habilidoso de fazer o Crochê de Inconfidentes é reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais, e a cidade é conhecida como a Capital Nacional do Crochê.
 
O Crochê chegou em Inconfidentes com os imigrantes. Enquanto os homens trabalhavam na lavoura, as mulheres faziam crochê em casa. Com o passar do tempo, o crochê passou a ser uma nova fonte de renda para as famílias e acabou se tornando negócio.
 
Hoje, Inconfidentes tem a indústria e o comércio fortalecido pelas empresas deste ramo, com a fabricação de linhas e a venda por atacado e varejo das peças feitas à mão por muitas crocheteiras, que usam tanto a linha de seda, quando a de barbante.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)