Notícias | Eleições 2020
Abrasel entra com mandado de segurança para garantir venda de bebidas alcoólicas nas eleições em Minas Gerais
Jornal O Tempo | 14/11/2020 - 11:45:33
Presidente da entidade afirma que a proibição pode afetar em até 25% do faturamento de bares e restaurantes, por ter potencial de “queimar” ganhos de dois domingos; TRE-MG não tem data para julgar ação
 
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) entrou nesta sexta-feira (13) com mandado de segurança cível no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) requisitando o fim da “lei seca” nos domingos de eleição, quando os estabelecimentos estão proibidos de comercializar bebidas alcoólicas entre 6h e 18h. Justiça diz que não há prazo estabelecido para análise. 
 
A restrição de venda foi definida pelo TRE-MG após “deliberação do Gabinete Institucional de Segurança, coordenado pelo TRE-MG e integrado por representantes da Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais, Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Federal”, conforme o órgão.
 
A restrição é válida para bares, boates, hotéis, restaurantes, lanchonetes, clubes recreativos, salões de festas, quiosques e demais estabelecimentos comerciais e similares, em todo o Estado de Minas Gerais.
 
De acordo com a Corte Eleitoral, “a ingestão de bebida alcoólica, no dia das Eleições, comumente acarreta transtornos, compromete a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício democrático do voto, podendo resultar em condutas que afetem nocivamente o processo eleitoral e a prática de atos vedados como a aglomeração de pessoas, notadamente em face da pandemia da Covid-19”.
 
Na ação movida, a Abrasel-MG argumenta que não é “cabível uma lei da década de 1960” ser aplicada “nos dias de hoje”. O presidente da entidade, Matheus Daniel, pontua que, das “27 unidades federativas”, “somente 12 têm um posicionamento arcaico sobre o assunto como a justiça de Minas Gerais”.
 
Em entrevista ao jornal O TEMPO, ele afirmou que a decisão do Tribunal pode afetar em até 25% do faturamento de bares e restaurantes, por ter potencial de “queimar” ganhos de dois domingos, dias que ele aponta como os mais lucrativos da semana para os empreendimentos. 
 
“Os bares estão muito prejudicados, passando por uma fase muito difícil, e isso (venda de bebida alcoólica entre 6h e 18h do domingo de eleição) faz muita diferença. Representa 25% do faturamento do mês. Cada domingo representa entre cada 10% e 15%. É o dia de maior ticket médio. Na hora que você mata dois domingos, com primeiro e segundo turno, está tirando quase 25% do restaurante. No domingo o cara (cliente) senta e não olha preço”, diz Matheus Daniel. 
 
Apear de o TRT-MG ter informado que a decisão foi tomada após deliberação com órgãos do governo estadual, o presidente da Abrasel-MG diz que se sentou com representantes do Gabinete de Segurança Institucional nesta semana e ouviu dos representantes que, neste ano, não haveria posicionamento do Executivo em relação à “lei seca”. 
 
Ele conta que se encontrou com um juiz no TRE-MG nessa quinta-feira (12), e foi informado de que a decisão de proibir a venda “já estava tomada.
 
“Estão agindo de surpresa, causando um constrangimento para o funcionamento dos restaurantes. Não pode ser dessa forma. Temos direito e necessidade de trabalhar. Estamos vendendo 30% a 40%, perdemos quase 30% do setor e esse ato do tribunal vai ajudar a quebrar ainda mais restaurantes”, declarou. 
 
Questionado se há “surpresa” na decisão, visto que é práxis do TRE-MG anualmente proibir a venda de bebidas em dias de eleição, o empresário respondeu que a posição que recebeu do governo estadual criou expectativas de que poderia haver mudança neste ano.
 
Em nota, o TRE-MG informou que o mandado de segurança foi distribuído para o juiz Itelmar Raydan e que “não há previsão de horário para a decisão sobre a concessão da liminar que foi pedida”. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Em Guaxupé - 20/09/2021
Para ser reconhecida legalmente como formadora profissional de atletas uma entidade precisa cumprir os requisitos fixados no ordenamento jurídico, em especial aqueles previstos na Lei Pelé ...
No fim de semana - 20/09/2021
Mais um final de semana com graves acidentes registrados em rodovias do Sul de Minas causaram mortes e deixaram diversas pessoas feridas em trechos de várias cidades.
Post Patrocinado - 20/09/2021
Você trabalha a semana toda e não consegue ir ao banco ou a um credenciado da Caixa? Temos um recado especial para você!
Entretenimento - 20/09/2021
A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, divulgou nesta segunda-feira (20/09) a classificação final dos trabalhadores da cultura da cidade que serão contemplados com recurso da Lei Aldir Blanc.
Confira - 20/09/2021
O Brasil vive a sua pior crise hídrica dos últimos 91 anos e, por isso, utilizar a energia elétrica de forma racional e sem desperdícios é essencial para ajudar o setor elétrico a passar por esse momento complicado.
Dia Mundial da Limpeza - 20/09/2021
Em conscientização do Dia Mundial da Limpeza, comemorado no último sábado, 18 de setembro, seis voluntárias realizaram uma ação de limpeza na Praça da Mina, no bairro Campos Elíseos, em Varginha.
No Círculo Militar - 20/09/2021
Neste mês de setembro está acontecendo as Olimpíadas do Círculo Militar, em Três Corações, e a equipe feminina adulta da Associação Varginhense de Futsal se sagrou campeã neste domingo na categoria de futsal.
No último sábado - 20/09/2021
Um homem, de 29 anos, foi detido na madrugada do último sábado (18), no Centro de Varginha, enquanto tentava arrombar a porta de um bar, na Rua Rio de Janeiro, na esquina com a Rua Coronel João Urbano.
Perto do Mercado do Produtor - 20/09/2021
Um vídeo que está circulando nas redes sociais nesta segunda-feira (20), mostra um grupo de pelo menos 07 vacas caminhando pelo cruzamento da Avenida Miguel Alves com a Rua Dr. José Bíscaro, próximo ao Mercado do Produtor, em Varginha.
Boletim coronavírus - 20/09/2021
Nesta segunda-feira (20), Varginha confirmou apenas 02 novos casos de Covid-19.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)