Notícias | Eleições 2024

Polícia Militar de Varginha inicia atividades preventivas visando as eleições municipais e anuncia reforços e ações para o dia das votações

Iago Almeida | 13/11/2020 - 12:11:12

O 24º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Varginha, reforçará em toda área territorial, em sintonia com toda a PMMG, o policiamento durante as Eleições Municipais que acontecem neste domingo (15). A PM atuará em conjunto com as demais forças de segurança do Estado e também em integração e apoio ao Tribunal Regional Eleitoral.

"Todo efetivo institucional será empregado em atividades de segurança pública, nas demandas afetas ao pleito eleitoral 2020, e sem prejuízo às atividades ordinárias, visando sempre a prevenção de delitos", enfatizou a PM.
 
As atividades preventivas que visam as eleições já começaram e continuarão durante e depois das eleições, com objetivo de garantir o bom andamento do conjunto de fatores que envolvem o pleito, com policiamento específico ininterrupto, que continua depois do fechamento das urnas e apurações, garantindo a manutenção da ordem pública.
 
 
As equipes policiais farão a escolta das urnas em apoio aos funcionários da Justiça Eleitoral e estarão presentes nasz proximidades dos locais de votação. "Os militares atuarão na contenção de atividades que configurem qualquer crime, seja comum ou eleitoral, adotando os procedimentos que forem necessários, sempre respeitando o cumprimento da lei", completou a PM.
 
"Sabe-se que a participação da Polícia Militar é imprescindível para garantir os direitos fundamentais de todos os cidadãos envolvidos no processo eleitoral, bem como promover, com isenção, o respeito às autoridades públicas constituídas e combater de forma efetiva, os crimes eleitorais. Por isso todo, o efetivo policial do Batalhão já está consciente e preparado e as operações policiais que serão desenvolvidas, terão por objetivo, garantir a paz para que a democracia possa ser festejada", encerrou a PM.
 
A PMMG, em harmonia com o Poder Judiciário e com os demais integrantes do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), atuará em todo estado para não permitir a violência e o desrespeito aos valores democráticos durante o período eleitoral.
 
Efetivo de BH
 
 
Na quinta-feira (12) a Polícia Militar destinou ao interior de Minas, 550 policiais militares e 130 viaturas, para o processo eleitoral. O objetivo é apoiar as unidades operacionais durante as eleições e reforçar a segurança da população. 
 
A solenidade de lançamento do efetivo foi realizada pela PMMG no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte, e foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da corporação, coronel Eduardo Felisberto Alves. 
 
Drones serão utilizados para mapear locais de aglomeração e eventuais práticas de crimes eleitorais. 
 
Na manhã desta sexta-feira (13), quatro policiais militares, sendo dois cadetes do Curso de Formação de Oficiais e dois alunos no Curso de Formação de Sargentos, destinados ao 29º BPM, se reuniram no auditório da 18ª RPM, onde passaram por um treinamento final de nivelamento e adaptação às localidades de atuação. "Estes policiais militares serão empenhados nas cidades de Bandeira do Sul e Divisa Nova. O empenho ocorrerá no dia 15 de novembro e a previsão de retorno a Belo Horizonte será na próxima segunda-feira (16)" afirmou a PM.
 
Prevenção
 
De acordo com o TRE, no dia da eleição as pessoas só poderão entrar nas seções eleitorais usando a máscara facial e devem manter o distanciamento social nas filas enquanto aguardam a sua vez de votar. Caso haja resistência da pessoa em utilizar o equipamento, o presidente da seção, autoridade máxima do ponto de vista eleitoral, pode requisitar os policiais militares que estarão próximos, num raio de 100 metros, para orientá-la e, nos casos extremos, até mesmo conduzi-la por desobediência.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)